Londrina comemora o Dia do Meio Ambiente divulgando uso de sacolas retornáveis
A ação teve a participação de integrantes do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep e que tem como objetivo contribuir para que o Estado alcance os Objetivos do Milênio até 2010
Integrantes do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e as costureiras do projeto Sacolas Retornáveis, moradoras do Jardim Novo Amparo, em Londrina, participaram nesta quinta-feira (05) de uma ação para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles estiveram em cinco unidades da Rede Super Muffato para divulgar o uso de sacolas retornáveis, como forma de colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e também promover a geração de renda ao grupo de costureiras.
O Núcleo que abrange Londrina e Região vem realizando o projeto “Negócio Social Sacolas Retornáveis”, como alternativa às sacolas plásticas, que poluem o meio ambiente. Fabricadas a partir de sacos de ráfia (usado para acondicionar farinha de trigo), as sacolas retornáveis tem também componente social, já que geram renda para costureiras.
Segundo informações da coordenadora da campanha nacional “Consumo Consciente de Embalagens”, Fernanda Daltro, técnica do departamento de economia e meio ambiente do Ministério do Meio Ambiente, são adquiridas em todo o mundo 35 mil sacolas plásticas por minuto. Isso totaliza 16 bilhões de sacolas consumidas a cada ano, o que contribui para poluição ambiental do planeta.
Segundo técnicos e especialistas, leva-se 1 segundo para produzir uma sacola de plástico, que será usada, em média, 20 minutos, mas que causará danos ambientais ao planeta, por mais de 500 anos, que é o tempo o material leva para se decompor.
Envie para um amigo