Cianorte define ações para trabalhar Objetivos do Milênio
As propostas da comunidade foram apresentadas nesta quinta-feira (10) durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep
A criação de conselhos municipais de proteção à mulher e a preservação do meio ambiente com responsabilização de empresas poluidoras pelo destino final dos seus produtos são algumas das propostas da comunidade de Cianorte para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2010.
As ações foram propostas por mais de 150 representantes da sociedade civil, poder público e setor privado, durante o encontro Círculo de Diálogo, do Movimento Nós Podemos Paraná, realizado no município nesta quinta-feira (10). O envolvimento dos grupos de trabalho foi uma das marcas do encontro.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram propostos pela Organização das Nações Unidas e se constituem em uma série de metas sócio-econômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente. O prazo estipulado pela ONU é 2015.
Articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Movimento Nós Podemos Paraná tem como objetivo contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo da ONU.
Em dois anos, o Movimento envolveu mais de 10 mil pessoas, em cerca de 200 cidades do Estado. Em 2008 serão realizados 27 encontros, seis deles em Curitiba e 21 em diferentes municípios de todas as regiões do Paraná.
Atitude - Na abertura do encontro o prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, assumiu seu compromisso com as metas do Movimento Nós Podemos Paraná em sua cidade. “Essas metas são também nossas e estamos empenhados na sua conquista, com o apoio dos governos federal, estadual e da comunidade”, declarou o prefeito.
Segundo o prefeito, uma das dificuldades de Cianorte é a superlotação das salas de aula. “As classes estão lotadas e em alguns casos isso pode prejudicar o rendimento das crianças”. Outra preocupação do município é com a alfabetização e educação da população rural.
É o caso do produtor rural Antonio Lobo de Lima, de 67 anos, que não sabe ler e escrever e começou a estudar no início do ano. “Quando era mais jovem não tive condições de estudar, pois tinha de trabalhar. Agora, vejo como o estudo é importante. Se soubesse ler e escrever, não precisaria da ajuda dos outros para realizar atividades simples, como preencher um cadastro”, afirmou.
Para o gerente regional do Sesi e Senai Paraná na região Noroeste, Almir Gaspar Schenfeld, o momento é de atitude e não apenas de reclamações. “A iniciativa do Sistema Fiep, de articular este movimento para envolver a comunidade, é uma grande oportunidade para se trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, disse ele. “É a união de todos nós que vai dar início a todas as mudanças que queremos ver”, afirmou Schenfeld.
A coordenadora do Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, lembrou que os objetivos de desenvolvimento propostos pela ONU tem a ver não só com as nações e comunidades, mas com a vida de cada cidadão. “Tem muito a ver com nosso dia a dia. Se acreditamos que pode haver um mundo melhor é por ele, pela qualidade da vida do planeta, que devemos lutar”, enfatizou a coordenadora.
Próximos encontros - O próximo Círculo de Diálogo do Nós Podemos Paraná será em Guaratuba, na segunda-feira (14). Na terça-feira (15), o encontro será em Nova Londrina, na região Noroeste. As inscrições podem ser feitas no site www.nospodemosparana.org.br ou pelo 0800-646-0008.
Envie para um amigo