Prêmio Itaú-Unicef contempla Projeto de Educomunicação
A oficina de Educomunicação coordenada pelo educador Roberto Camargo do Centro Social Marista Ir. Acácio, de Londrina, foi um dos projetos vencedores do Prêmio Itaú-Unicef 2007, um reconhecimento aos projetos sociais que interferem significativamente no cenário da infância e adolescência.
Iniciada em 2005, a oficina destina-se a adolescentes de 12 a 16 anos, da região norte da cidade, promovendo a leitura crítica da mídia e produções em linguagem de rádio, jornal e audiovisual. Por meio de parcerias, a oficina tem propiciado aos educandos a experiência de produzir reportagens e participar ao vivo da programação de emissoras locais, como a Rádio Universidade FM e a Cincão FM - rádio comunitária que transmite para os Cinco Conjuntos.
Visando maior aproximação com a escola pública, o projeto tornou-se parceiro do Colégio Estadual Ubedulha Correa de Oliveira, no Conj. Luiz de Sá, com a mediação da supervisora pedagógica Carmen Lídia Cola de Oliveira, iniciando ações conjuntas entre alunos do colégio e educandos do centro social, com a realização de uma oficina de jornalzinho, pautada na temática da violência no espaço escolar.
A Instituição Marista mantém diversas ações socioeducativas no Brasil, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. São Centros de Educação Infantil, Centros Sociais, Escolas de Ensino Fundamental, Núcleos de Apoio Comunitário, entre outras iniciativas.
Envie para um amigo