Ação Social do Paraná cria Força Tarefa para profissionalização do terceiro setor
Primeiro encontro será no dia 1º de dezembro e abordará a Certificação e o Balanço Social e Ambiental
Representantes do terceiro setor se reúnem no próximo sábado (1º de dezembro) para um treinamento sobre Balanço Social e Ambiental. A ação faz parte da Força Tarefa para profissionalização do terceiro setor, iniciativa da ONG Ação Social do Paraná e que passa a fazer parte do movimento Nós Podemos Paraná. Além do terceiro setor, são convidados todos os segmentos da sociedade e profissionais que estão envolvidos direta ou indiretamente com o processo de certificação, auditoria e balanço social e ambiental.
O treinamento será ministrado pelo professor Takashi Yamauchi, do Sistema de Apoio Institucional (SIAI). Será na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), das 9h às 18 horas, no auditório Alceu Amoroso Lima, no prédio da Faculdade de Ciências Humanas.
Yamauchi acredita que é preciso que o setor se articule com outros segmentos como OAB, Conselhos de Contabilidade, Administração e de Economista, Conselhos Municipais e Estaduais, Receita Federal, Procuradoria, entre outros, para fazer esta certificação acontecer. "A certificação vai ser necessária na hora da auditoria das empresas financiadoras. Não é uma obrigação, mas inviabilizará a empresa."
Outras informações na Ação Social do Paraná, pelo telefone (41) 3332-6856, com Luciano Planca ou Mara.
Núcleo de Trabalho de Curitiba já está atuando
A coordenadora estadual do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, a organização do Núcleo de Trabalho é importante para que a mobilização e o fortalecimento do movimento dêem resultados rápidos e permanentes.
O núcleo está constituído por representantes de 14 instituições e se reunirá novamente no dia 1º de dezembro, durante o treinamento para certificação social e ambiental.
"Se juntarmos as iniciativas os resultados serão bem melhor. Estaremos fortalecendo as ações, potencializando-as e provocando novas ações", afirma Maria Aparecida, ressaltando que o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que vem apoiando e estruturando o movimento Nós Podemos Paraná, que promove a mobilização e reflexão dos três setores da sociedade em todo Estado, para que trabalhem juntos pelo alcance dos objetivos de desenvolvimento do Milênio até 2010.
O coordenador da Ação Social do Paraná, Padre José Aparecido, lembra que é o momento de se pensar as necessidades do terceiro setor, definir caminhos que se precisa tomar e promover o conhecimento das leis e normas que se referem ao setor. "O movimento Nós Podemos Paraná vai dar a estrutura e fortalecer a continuidade dos trabalhos. Precisamos saber qual é a demanda para 2008 e quais seriam as ações para cada questão, como responsabilidade social, idosos, e outros."
Envie para um amigo