A reunião mensal do Núcleo Nós Podemos Paraná – Curitiba e Região Metropolitana aconteceu ontem (10), na FAE Centro Universitário, e contou com a presença de, aproximadamente, 50 pessoas. Envolvendo o tema de educação ambiental e sustentabilidade, a reunião contou com palestras das pedagogas Vanderleia Coelho, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOPMA), e Daniela Miranda, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).
Com o tema “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, Vanderleia Coelho abordou a concepção e o caminho do conceito de sustentabilidade dentro do processo educativo que, de acordo com a pedagoga, deve ser provocador e está relacionado ao futuro. “Não podemos mais agir da mesma forma em todas as instâncias. A indústrias não podem continuar trabalhando do mesmo jeito, assim como o mercado. É necessário a mudança, agindo”, pontua.
Seguindo a mesma linha, Daniela Miranda destacou a importância da internalização em relação às políticas públicas e práticas no que diz respeito ao meio ambiente. “Educação ambiental não é moda, é preciso internalizar a relação do homem com a natureza”, destaca. A pedagoga ainda compartilhou algumas ações da SEMA e experiências.
De acordo com Hilda Ribeiro da Costa Diniz, da Secretaria Municipal de Educação, as reuniões do Núcleo estão fortalecendo e, principalmente, agregando mais pessoas com novas sugestões para trabalhar e divulgar os ODS. “Eu ainda percebo uma dificuldade das pessoas compreenderem que não eram os ODM e agora passou a ser ODS, que foi uma integração e não houve uma ruptura” destaca Hilda sobre a importância da mobilização.
“É sempre muito bom você agregar forças, isso sempre vai ser importante, e quando você define, coloca objetivos e metas as pessoas têm uma maior compreensão de tudo”, comenta Murilo Wenzel Luiz, da Sanepar, sobre o trabalho realizado pelo Núcleo. De acordo com Murilo, o que mais importa é a agregação de forças de empresas e pessoas. “O ODS 9, pode ser um dos que mais nos representam aqui, pois ele aborda a inovação e infraestrutura sustentável e o Núcleo é formado por empresas que buscam melhorar isso”, finaliza.
Na reunião ainda, a professora Maria da Gloria Colucci, da UNICURITIBA, apresentou seu poema “Passa o Tempo”, em homenagem ao Dias das Mães.
A próxima reunião será no dia 14 de junho, às 14h, na FAE.
Envie para um amigo