A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada de 02 a 09 de agosto em todo o Brasil, promoveu diversas ações em prol dos ODM. Em Curitiba, no último sábado (08), o público pode participar de uma tarde com atividades recreativas e prestação de serviços no Portal do Futuro do Bairro Novo. Promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, com articulação do Sesi no Paraná, o evento contou com a presença de, aproximadamente, 300 participantes durante todo o dia.
Apresentação circense, bandas musicais, capoeira, coral, teatro de fantoches, Árvore da Atitude, zumba, feira de saúde, atividades recreativas e prestação de serviços à comunidade foram algumas das atividades que aconteceram durante o dia. No total, 39 instituições parceiras estiveram presentes com 90 voluntários, além das nove unidades móveis à disposição do público.
A abertura oficial do evento aconteceu na presença das autoridades Maria Aparecida Zago Udenal, Gerente de Linha de Ação do Sesi Paraná e Secretária Nacional de Mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Roberlayne Roballo, Secretária Municipal de Educação e Marcelo Franco Munaretto, Secretário Municipal de Abastecimento. “Para nós é um motivo de alegria estar aqui hoje realizando essa ação em prol da cidadania. Nós vivemos em um momento do Brasil que precisamos unir esforços e praticar a solidariedade e, acima de tudo, garantir os direitos humanos de todos os cidadãos”, pontua a gerente.
Em nome do prefeito Gustavo Fruet, a Secretária Municipal de Educação, Roberlayne Roballo, destacou a importância da realização de eventos que unam os órgãos públicos e privados com a comunidade. “Trago aqui nosso respeito e admiração ao trabalho que prima por questões que a comunidade sabe que é muito importante: a questão dos direitos humanos, do respeito ao próximo, do direito à cidadania e da pessoa sentir-se parte desse processo. Uma cidade mais humana se faz num processo mais solidário e hoje temos o reflexo disso aqui nesse evento”, relata a secretária.
De acordo com o gestor do Portal do Futuro do Bairro Novo, Gabriel Ferreira Nunes, o portal, que é um programa inter setorial da Prefeitura Municipal de Curitiba, trabalha focado no protagonismo juvenil, trabalhando a equidade e atendendo aqueles que precisam e que estão em situação de vulnerabilidade social, que geralmente estão na faixa etária de 18 a 24 anos. “Por conta disso, é importante trazer a cidadania, a solidariedade e mostrar aos jovens que eles estão inseridos numa sociedade”, comenta o gestor.
Os participantes do evento sentiram-se animados com a quantidade de atividades disponíveis no local. Roseneide Lopes de Moraes mora há mais de 20 anos no Bairro Novo e participou pela primeira vez de um evento desse porte. “Estou aqui desde cedo e achando tudo muito show. Já fui para a aula de zumba logo cedo e, desde então, estou aqui participando de todas as atividades. Realmente é muito importante ações assim, porque as pessoas não sabem onde buscar e aqui a gente tem todas as informações”, finaliza a moradora.
Envie para um amigo