Iniciativas sociais em empresas do PR são mapeadas
Pesquisa aponta que 64% das indústrias paranaenses realizaram ações sociais em 2006
Mais de 60% das indústrias paranaenses realizaram
ações sociais em
O levantamento servirá de base para o reposicionamento estratégico do Serviço Social
da Indústria (Sesi-PR) quanto à participação da classe empresarial no processo de desenvolvimento sustentável do Estado. "A
pesquisa permite evidenciar o estágio em que essas empresas se encontram em relação ao tema, tais como a proporção de indústrias
com iniciativas sociais; os motivos que as levam a realizá-las; os beneficiários e localidades atendidas; o envolvimento com
as comunidades e as parcerias constituídas", informa o diretor executivo do Sesi, José Antonio Fares.
A pesquisa mapeou as ações sociais realizadas em 2006, apontando localidade e tipo de projeto executado, o que possibilitará
conhecer o envolvimento da indústria paranaense e dar mais visibilidade aos resultados alcançados, assim como orientar a tomada
de decisões para novos investimentos.
Entre as informações tabuladas estão a proporção
de indústrias que realizam iniciativas sociais no Paraná, suas motivações, área de atuação, o público-alvo atendido e a localidade
beneficiada, os recursos investidos, as parcerias constituídas e o envolvimento com as comunidades, os programas de voluntariado,
as metodologias de gestão de projetos, a adoção de normas e a elaboração de balanço social.
O atendimento às comunidades próximas e a necessidade de contribuir com o desenvolvimento social são os principais
motivos para a realização de ações sociais. Já a falta de recursos financeiros e a falta de incentivos governamentais são
as principais razões para a não-realização.
Dentre os setores, o de produtos alimentares e bebidas foi o que mais realizou ações sociais em 2006: 79% das indústrias.
Também se destacaram os setores de papel e celulose (71%); o de produtos minerais não-metálicos, o de metalurgia e de máquinas
e equipamentos (68% cada).
"A identificação e a sistematização dessas informações contribuem não só para o debate em torno desse grande investidor
social, mas oferece rumos para o planejamento e desenvolvimento de ações convergentes e sustentáveis nas comunidades em que
se insere", comenta Fares.
De acordo com a coordenadora executiva do Orbis,
Luciana Brenner, o mapeamento dos projetos de investimento social privado faz parte da linha estratégica do Observatório de
potencializar as ações empresariais na promoção do desenvolvimento sustentável. "O levantamento nos permite construir o mapa dos
investimentos sociais privados da indústria do estado do Paraná, identificando empresas, projetos e comunidades beneficiadas,
possibilitando a compreensão de como essas ações contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Desenvolveremos a partir desse estudo um conjunto de indicadores
e formaremos um banco de boas práticas empresariais, que facilitará o acesso a informações para o desenvolvimento e incentivará
outras empresas a assumirem compromissos sociais".
As informações decorrentes da pesquisa
poderão potencializar as ações da responsabilidade social. "A iniciativa se fortalece na medida em
que a sociedade, cada vez mais, reconhece no setor empresarial um ator estratégico na construção de novo modelo de desenvolvimento",
acredita Luciana.
A Siemens foi uma das empresas que
participou da pesquisa. Segundo o coordenador de Política Industrial e Relações Governamentais, Sérgio Gielow, a empresa realiza diversos projetos voluntários, orientados para a integração social e o fortalecimento
da comunidade. Um deles é a Tarde de Educação Ambiental, que busca promover
a consciência ecológica, através de atividades de lazer, para crianças das escolas da rede pública de ensino. "Além das noções
de preservação e respeito ambiental, buscamos transmitir conceitos de higiene, saúde, educação e cidadania", conta. O projeto já atendeu mais de 10 mil crianças desde junho de 2000.
Gielow acredita que os empresários paranaenses podem aprender muito com este levantamento. "As pesquisas são importantes, pois, além de chamarem a atenção para o tema, nos fornecem subsídios para comparação com os melhores do mercado, permitindo identificar importantes oportunidades de aprimoramento no desenvolvimento sustentável da sociedade. Podemos aprender muito, como também inspirar outras empresas com nossas práticas", conta.
Envie para um amigo