O Programa Sesi Indústria e Sociedade realizou em Paranaguá em parceria com a Fundação Cultural do município (FUMCUL), nos dias 15 e 16 de janeiro, a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos ministrada por Rosane Fontoura que reuniu cerca de 75 pessoas entre gestores públicos e de organizações não governamentais.
Foram desenvolvidos 17 projetos na área de cultura popular, artes visuais, artes cênicas, dança, artesanato e música. Estiveram presentes representantes de instituições como Cia. Theatral Reticências Produções, Associação dos Moradores Ilha Valadares, SENAC, universitários da UFPR e IFPR, Moto Clube Paranaguá, Provopar, Associação Desportiva e Cultural, Aliança dos Presidentes de Associações de Moradores e Lideranças Comunitárias do Litoral do Paraná, Grupo Girassol da Melhor Idade, Uirapuru, Movimento Negro do Litoral do PR e Instituto Nacional do Trabalhador.
Além de Paranaguá, participaram técnicos dos municípios de Arapoti e de Curitiba. Segundo a Diretora de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, Bení Moura, a oficina veio em um momento importante em que a sociedade civil envolvida com a cultura do município tem a oportunidade de propor projetos de acordo com o Edital 001/2014 da FUMCUL. “A oficina foi bastante valiosa para o momento, pois a fundação está com um edital especifico na área cultural”, explica.
Para a presidente da instituição, Maria Angélica Leomil, o grande número de inscritos e participantes na oficina demonstra o anseio dos artistas e produtores culturais em obter formação e capacitação voltada à profissionalização das suas práticas. “É um momento novo para a cultura local, de participação social, democrática e transparente”, finaliza.
Envie para um amigo