Foi lançado oficialmente o Projeto Ipê – Literatura, Educação e Saúde, no dia 21 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O projeto é uma parceria da UNILA com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, e possibilitará o desenvolvimento de ações que articulem a comunidade acadêmica, o sistema prisional e a comunidade local.
A cerimônia contou com a adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, assinada pelo reitor em exercício, Nielsen de Paula Pires. Com isso, a UNILA passa a ter a responsabilidade de divulgar e promover a implementação dos oito ODM, estabelecidos pela ONU. A proposta de que a UNILA aderisse ao movimento veio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que articula as ações dos oito ODM no estado do Paraná.
Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido inicialmente aos detentos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, e estão previstas atividades para a promoção da saúde, como ações sobre doenças sexualmente transmissíveis e grupos de conversa para detentos em condições especiais de saúde, e incentivo à leitura utilizando-se do Projeto de Remição da Pena.
Segundo a secretária Maria Tereza Uille Gomes, tanto a UNILA como a Seju têm interesse em ampliar o projeto. “Iniciamos o projeto com dois eixos temáticos - educação e saúde – que serão desenvolvidos na Penitênciaria II. Mas iniciamos já planejando ações em outras áreas do conhecimento, que poderão ser implantadas através dessa parceria com a UNILA, e que poderão chegar aos demais estabelecimentos penais da cidade”, disse Maria Tereza.
Fonte: UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Envie para um amigo