A Oficina Chaveiro da Vida foi realizada nos dias 21, na Faculdade Campo Rela, e 22 de outubro, no Sindicato Rural de Guarapuava, em Guarapuava, pelo Sesi PR e Cooperativa Sicredi, com o objetivo de prevenir o câncer de mama. A oficina foi realizada pela presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tania Mary Gómez.
Nos dois dias, o evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, sendo a maioria mulheres. De uma forma descontraída, dinâmica e emocionante a palestra foi produtiva e abordou o tema de uma forma simples, além de ressaltar a importância do ODM6 (Combate a AIDS, malária e outras doenças). “Foi a primeira vez que o Sicredi abordou um tema relacionado à saúde e, sem a parceria com o Sesi seria bem difícil a participação de tantas pessoas” afirmou Arlany de Andrade, representante da Cooperativa Sicredi.
Ursulina Gaspar, moradora de Guarapuava, superou um câncer no reto após três cirurgias. Apesar de seu câncer ser diferente do discutido na Campanha do Outubro Rosa, apoia a ação de conscientização e acha que são importantes para as pessoas que sofrem com o diagnóstico do câncer não esquecerem que há cura. “Não importa o tipo do câncer. A campanha faz a gente pensar que devemos sim procurar um médico quando tivermos alguma suspeita, ou até antes disso”, afirmou Ursulina.
A palestrante Tania, que já sofreu com a doença, percorre o Brasil inteiro procurando sensibilizar e informar sobre a importância do acompanhamento médico, como também valorizar-se enquanto mulher, compreendendo sua importância na sociedade.
Envie para um amigo