Durante a Semana da Juventude, realizada nos dias 13 e 14 de agosto, em Paranaguá, foram realizadas as Oficinas de Música Eletrônica para os jovens do município. A ação, que foi uma parceria entre o Sesi Indústria e Sociedade, a Secretaria de Assistência Social, a Yellow Dj Academy e o Movimento Nós Podemos Paranaguá, teve o objetivo de associar o conteúdo trabalhado dentro de sala de aula com música eletrônica. As oficinas foram aplicadas para aproximadamente 50 jovens dos nos Colégios Zilah S. Batista, José Bonifácio, Dídio Viana e Maria L. R. Morozowski.
Os jovens de Paranaguá perceberam que a música eletrônica pode representar diversas outras coisas além do entretenimento. Conteúdos de matemática, sociologia, história e inglês foram trabalhados dentro da música, despertando o interesse dos alunos. “Foi muito interessante, principalmente por ser um tema novo e diferente. Os jovens enxergaram a música eletrônica de uma forma diferenciada, entendendo como se constrói”, explica Gustavo Sampaio, coordenador do Movimento Nós Podemos Paranaguá.
No dia 15 de agosto aconteceu a cerimônia de encerramento da ação, reunindo todos os participantes. Durante o evento foram realizadas apresentações da banda Ruach Kadosh, grupo Fênix e do DJ John, o qual foi responsável pelas oficinas. “Foi uma proposta estruturada que conta com olhar apurado para as formas de inovação para educação transformadora. É nesse sentido que articulamos e realizamos as oficinas de Música Eletrônica”, afirma o articulador do Sesi Indústria e Sociedade, João Rocha Loures.
Para o representante da Assistência Social de Paranaguá no Conselho da Juventude, Cristiano Luz, o evento foi bastante satisfatório. “Os contatos posteriormente com os colégios participantes foram muito importantes, elogiando a iniciativa da secretaria de Ação Social por o SESI e a Yellow Dj Academy realizarem oficina. O saldo positivo é gratificante, inclusive os alunos perguntando sobre projetos e interesses sobre novas ações que envolvam a participação após as oficinas”.
Segundo a pesquisa de desempenho realizada com os participantes, 94% dos jovens acredita que faz sentido associar música eletrônica com as disciplinas escolares. A maioria dos participantes também acredita que a ação é uma forma inovadora de ensino, representando 96% dos entrevistados.
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