O Sesi, por meio do Programa Sesi Indústria e Sociedade, realizou em Bituruna no dia 21 de agosto a Palestra Valorização da Mulher, para as mulheres e moradoras da região, e a Palestra Álcool e Outras Drogas, com a participação de alunos do Sesi União da Vitória que participam da Oficina Em Contra Mão.
Realizada com a presença de 66 alunos, a Palestra Álcool e Outras Drogas mostrou conceitos, tipos e classificação das substâncias psicoativas e alternativas de abandono e recuperação de dependentes químicos. O evento faz parte do cronograma do Plano de Ação desenvolvido pela comunidade e contou com o apoio do gerente da Unidade Sesi de União da Vitória, Ezimar Santos. A proposta é promover uma palestra por mês nas escolas e comunidade sobre o tema.
Para a professora do Colégio Estadual do Campo Santa Izabel, Luciane Olegário da Silva, as informações são muito importantes para os alunos aprenderem a lidar com as situações que encontram no dia a dia. "É de fundamental importância palestras como essas para nossos educandos, pois eles vivem aqui no campo e se deparam com diversas realidades diferentes, principalmente nas famílias onde na maioria das vezes a informação é apenas da escola. Nessa faixa etária os alunos precisam muito de informações e debates diante do tema”, explica Silva.
O estudante Ricardo Oligini ressaltou a importância dos jovens saberem lidar com a influência dos amigos. "O evento foi informativo para conscientização e prevenção do uso das drogas e a influência da família e dos amigos neste processo para evitar o vício. Se os jovens utilizarem esta palestra como exemplo muitos podem sair deste caminho", completa o aluno.
Valorização da mulher
Como forma de empoderar as mulheres de Bituruna e mostrar sua importância no desenvolvimento do município, o Sesi realizou a Palestra Valorização da Mulher também no dia 21 de agosto. O evento contou com a participação de 30 mulheres que conversaram sobre igualdade entre os sexos, bem estar e saúde da mulher, combate a violência, combate a doenças e papel da mulher na sociedade.
Para a participante Valéria Masieiro o evento lembrou as mulheres presentes sobre o papel delas na família e na comunidade. "Gostei muito do evento, sempre é bom lembrar nossas atribuições e o poder que temos em tornar o gênero feminino ainda melhor”, finaliza Masieiro.
Envie para um amigo