O município de Palmas recebeu, nos dias 12 e 13 de agosto, duas palestras promovidas pelo Programa Sesi Indústria e Sociedade sobre Atuação Comunitária e Mortalidade Infantil. Os eventos reuniram mais de 60 participantes nos dois dias, entre profissionais e moradores do município.
A palestra sobre Atuação Comunitária foi realizada no dia 12 de agosto e contou com 39 participantes além de um representante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que falou sobre saúde e higiene pessoal. O objetivo foi mostrar como pequenas ações no dia a dia podem melhorar a saúde e prevenir doenças em crianças e adultos.
Para a psicóloga do CRAS presente no evento, Hallana Zollet, a palestra estimulou o comprometimento dos participantes mostrando sua importância na melhoria da comunidade. "Este trabalho tira as pessoas de sua zona de conforto, estimula elas a agirem em prol da comunidade debatendo questões de necessidades locais nas quais as pessoas participam e se configuram como agentes de mudanças da sociedade", explica Zollet.
Saúde da gestante e redução da mortalidade infantil
O evento sobre Mortalidade Infantil, realizado no dia 13 de agosto, mostrou aos moradores e demais participantes os indicadores do município e como eles podem contribuir para a melhora da qualidade de vida de gestantes e crianças da região. O evento também contou com a participação de um representante da Pastoral da Criança, que falou sobre gestação e direitos da gestante; da Ação Social do Paraná (ASP), que mostrou a importância da higiene pessoal na gestação e dicas gerais de saúde; e do departamento de saúde do município, que deu informações sobre amamentação.
As palestras mostraram às participantes presentes como elas podem melhorar sua qualidade de vida como gestante e dos seus filhos. Para a moradora da região, Sirlei Pilantil Boese, o evento permitiu que ela aprendesse importantes dicas para usar no dia a dia da sua família. “Foi possível refletir sobre a realidade do nosso município e aprender dicas muito importantes para o desenvolvimento dos nossos filhos, como prevenir doenças e garantir a saúde dos bebês e das gestantes", ressalta Boese.
Envie para um amigo