A Cooperativa de Costura de Paulo Frontin (COOPERFRON) foi fundada na última segunda-feira (11), na sede do Centro de Desenvolvimento Rural, em Paulo Frontin. A iniciativa surgiu há cerca de um ano, em um Círculo de Diálogo realizado pelo programa Sesi Indústria e Sociedade, pois havia no município uma carência na oferta de emprego, especialmente, para mulheres.
“A partir do Círculo de Diálogo foram realizados 10 encontros para o planejamento, formação do grupo, capacitações e estruturação da cooperativa”, destacou o articulador do Sesi Indústria e Sociedade, Carlos Roberto Marochi Kosloski. Faz parte da cooperativa um grupo formado por 24 mulheres e 3 homens.
Neste período, o grupo interessado na formação da cooperativa buscou apoio da Prefeitura Municipal que cedeu a sede e as máquinas de costura em regime de comodato. Por meio de uma parceria com o Sesi/Senai de União da Vitória todos os integrantes da Cooperativa estão realizando o curso de auxiliar de costura pelo programa Caminhos da Profissão.
“A maioria das integrantes da Cooperativa trocou de profissão, saindo da agricultura, e estão com uma expectativa muito positiva com os resultados que conquistamos até agora”, destacou a presidente da COOPERFRON, Marlete Braciak. A cooperativa já conta com clientes de SC.
“A fundação da cooperativa foi um passo muito forte na busca pela cidadania, pois foi uma iniciativa da comunidade que se concretizou”, destacou o secretário da COOPERFRON, Rogério Vial
Os membros eleitos do Conselho Administrativo são:
Presidente: Marlete Braciak
Vice Presidente: Cleiton Luiz Bosing
Secretário: Rogério Vial
2º Sec.: Joici de França
Tesoureiro: José Carlos Braciak
2º Tesoureiro: Iracilde Vial
Conselho Fiscal:
Angélica Gavron
Lucinir Marafon
Marilete Jaranthuk
Suplentes:
Maria Ribeiro
Iliane Ferreira
Roseli Ignaczuk
somos industria de brinqeudos em tecidos bonecas, cavalo de pau e outros gostaria de contato com a cooperativa de costura de paulo frontin
Envie para um amigo