As lideranças locais e professores de Bituruna se reuniram nos dias 05 e 06 de agosto para discutir o andamento do Plano de Ações desenvolvido por eles nos eventos do Programa Sesi Indústria e Sociedade.
As lideranças locais do município se reuniram no dia 05 de agosto para discutir as ações propostas no Plano de Ação. As ações buscam incentivar a cultura por meio de sessões de cinema para a comunidade, aumentar as ofertas de emprego na região, promover palestras de prevenção ao uso de drogas, fazer a coleta de lixo, melhorar a limpeza da cidade e dos rios e construir uma academia ao ar livre.
De acordo com a profissional da Secretaria de Educação, Silmara Castilho, o plano de ação é importante por mostrar como a comunidade e as empresas da região podem trabalhar em sinergia em prol do Desenvolvimento Local Sustentável. “O interessante do plano de ação é o envolvimento em que os grupos colocam as indústrias e a sociedade para ajudar na concretização. Ações como essa desenvolvida pelo Sesi ajudam cada um perceber que a mudança na sociedade começa com pequenos gestos e que deve partir do interesse e da iniciativa de cada um”, esclarece Castilho.
Outro ponto positivo dos eventos é aprender a trabalhar com parcerias como forma de minimizar custos. "É um evento muito importante para a conscientização de toda a população trazendo questões de interesse comum. O Sesi nos ajuda bastante mostrando como evitar desperdícios e como desenvolver projetos e ações sem custos envolvendo a sociedade" , explica a aluna do Senai, Luciana Victor Cunha.
Meu Jeitinho
Após a capacitação do Meu Jeitinho realizada com professores do terceiro ano da rede municipal de ensino em maio deste ano, sete escolas desenvolveram projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para serem aplicados no segundo semestre.
Na reunião realizada no dia 06 de agosto, os professores desenvolveram projetos como a Hora da Leitura, que tem como objetivo incentivar a leitura por meio de intervalos diários de 20 minutos para leitura de livros, gibis e jornais; Saúde Bucal, para incentivar os cuidados com higiene bucal por meio de palestras, confecção de cartazes e visita a dentistas; Cuidar é preservar, que levará noções de consumo consciente a partir dos materiais escolares que as crianças utilizam no dia a dia; entre outras ações propostas.
De acordo com a professora da Escola Santo Antônio, Sebastiana Souza, a elaboração dos projetos incentivou os professores a trabalharem de forma diferente com seus alunos. "Nós achamos a ideia de criar um projeto na escola muito interessante e isso incentivou e envolveu todos os professores das escolas. Gostamos muito e estamos dispostas a participar e aplicar a proposta com nossas crianças e com a comunidade escolar", enfatiza Souza.
Envie para um amigo