Em comemoração à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que acontece de 02 a 09 de agosto em todo o Brasil, a prefeitura de Piraí do Sul, em parceria com o Sesi Indústria e Sociedade e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promoveu uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores (Abrame), Áureo Simões Junior, com o tema “Mediação de conflitos”, na noite de quinta-feira (7), no auditório do Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho.
A mediação consiste em se fazer uma ponte entre as partes que estão em conflito, para que o diálogo seja claro, solucionando a questão de maneira satisfatória para ambas as partes. Essa mediação pode ocorrer, por exemplo, na família, nas escolas, no trabalho e até mesmo entre vizinhos. Para o presidente da Abrame, há certa dificuldade cultural em se falar sobre a mediação de conflitos. “A mediação é uma forma de uma terceira pessoa, imparcial, neutra, através de técnicas apropriadas, fazer a solução de um conflito, de um problema”, esclarece.
Para isso são utilizadas técnicas específicas, dentre elas a de “negociação ganha-ganha”, adotada com certos critérios. “Critérios como respeito, ética, para trazer o consenso e não uma negociação onde um ganha e outro perde. Faltam ambientes de conversa e podemos resolver muita coisa conversando. Temos que incentivar os conselhos comunitários de segurança para fazermos juntos um trabalho de prevenção de problemas”, enfatiza Junior.
Nos Campos Gerais, o movimento regional pela Cidadania e Solidariedade acontece através de ações organizadas pelo Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná. Segundo a articuladora do Sesi, Marcela Ruske, a proposta é conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas socioeconômicas que abrangem as seguintes áreas: redução de pobreza, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento para todos.
Para encerrar o movimento em Piraí do Sul, a secretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas propôs uma Caminhada pela Cidadania e Solidariedade nesta sexta-feira (8). A concentração é às 16 horas na Praça José Avais, seguindo pela Av. 5 de Março até o Centro de Lazer Samuel Milléo.
Fonte: Diário dos Campos
Envie para um amigo