O Sesi, por meio do Programa Sesi Indústria e Sociedade, promoveu no município de Honório Serpa o Diálogo de Valorização da Mulher, no último dia 16, e reuniu diversas profissionais da comunidade.
A palestra tem como objetivo refletir sobre as questões relativas à mulher e debater os temas e projetos para que o município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU. O debate esclarece a diferença entre gênero e sexo, ressalta as conquistas que as mulheres alcançaram nas últimas décadas e mostra os mitos que ainda persistem para algumas pessoas a respeito das mulheres em todo o mundo. Como que dirigem mal, lugar de mulher é a cozinha, são o sexo frágil, trabalham menos que os homens, compulsivas em gastar dinheiro, etc.
“Estes equívocos históricos e culturais podem ser refutados com a atual evolução da sociedade”, afirma a socióloga Rosane Fontoura, que formatou este Círculo de Diálogo e que tem como base os pontos da Plano Nacional de Politicas para as Mulheres (PNPM) e os Princípios do Empoderamento da Mulher.
Além disso, o evento ainda mostrou às mulheres como elas podem atuar de forma mais direta na sua comunidade estimulando a reflexão sobre o papel delas na transmissão de valores e educação dos filhos, na qualidade de vida de sua família, na economia produtiva, nos espaços políticos, na defesa do meio ambiente, no enfrentamento à violência doméstica e no desenvolvimento local do seu município. Para a profissional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Juliana Paola Bernardo, o evento foi a oportunidade das participantes discutir as situações que estão presentes no dia a dia. “É muito importante que exista esse trabalho de busca pelo autoconhecimento e pela autovalorização. A mudança da sociedade machista que vivemos começa através do empoderamento da mulher e este trabalho se mostra como um pontapé inicial para a mudança nas mulheres dessa comunidade”, esclarece Juliana.
Envie para um amigo