A Semana Comunitária de Ilha Rasa promoveu a reflexão e conscientização ambiental entre os moradores da localidade. O evento, que aconteceu entre os dias 28 de junho e 2 de julho, contou com oficinas e palestras sobre reaproveitamento de resíduos, além de atividades recreativas para as crianças. A ideia da ação, que foi realizada pelo Sesi Indústria e Sociedade, em parceria com a Primeira Igreja Batista (PIB), e está utilizando a metodologia do Arranjo Educativo Local, é promover o fortalecimento dos laços afetivos na comunidade, realizando abordagens educativas e de desenvolvimento social.
A Semana Comunitária foi idealizada pelos próprios moradores da região, sendo uma forma de empoderamento da comunidade e também um espaço de conhecimento e reflexão sobre cuidados com o meio ambiente. A realização do evento faz parte da segunda etapa da metodologia dos Arranjos Educativos Locais (Fortalecimento de laços), que está sendo realizada com a comunidade desde o ano passado. Temas como “Gestão responsável dos resíduos sólidos”, “Reaproveitamento de óleo de cozinha”, “Reaproveitamento do pescado e da casca de camarão” e “Reaproveitamento de caixas de leite” foram trabalhados com os participantes do evento.
A palestra de abertura do evento teve o objetivo de relacionar o gerenciamento de resíduos com a qualidade de vida da população. Para a articuladora do Sesi, Marcela Ruske, que ministrou a palestra, os participantes perceberam a importância do cuidado com o meio ambiente. “Eles se interessaram bastante e perceberam que atitudes que dependem apenas do indivíduo, e também da comunidade, contribuem bastante para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos”, explica. Durante a palestra os participantes refletiram sobre os benefícios de realizar o gerenciamento de resíduos e também sobre os perigos de não reaproveitar, ocasionando doenças e problemas ambientais.
A engenheira química Evildia Bassi ministrou a Oficina de Reaproveitamento do Pescado e da Casca de Camarão, que aconteceu no segundo dia do evento. Para a engenheira, o evento impactou positivamente na comunidade. “Fiquei muito feliz ao ver o interesse de todos, muitos não sabiam o que fazer com os resíduos. Passei algumas receitas durante a oficina, alguns participantes já fizeram em casa no mesmo dia”, explica. Após a realização da oficina, os participantes pediram orientação para o reaproveitamento de outros tipos de resíduo. “Foi muito positivo, pois eles me pediram para ensinar como reaproveitar resíduos como a casca de ostra, o interesse foi grande”, afirma.
A Semana Comunitária de Ilha Rasa promoveu um espaço de interação entre os moradores, contribuindo para o fortalecimento de laços, além de orientar os participantes sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. "Fiquei muito feliz com o evento, atingiu as expectativas do público e trouxe bastante conhecimento. Os moradores perceberam que podem tirar bastante proveito do que antes era visto apenas como lixo”, conclui Evildia.
Envie para um amigo