A articuladora do Sesi Indústria e Sociedade, Graziela Pilati, apresentou o artigo “A situação do município de Guarapuava e do Paraná para as metas 10 e 11 do ODM 7” durante a Semana Ambiental 2014, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de maio, em Guarapuava. O artigo, desenvolvido pela articuladora, destaca o avanço do Paraná nas metas estabelecidas para 2015.
As metas 10 e 11 do ODM 7 visam reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso sustentável à água potável e saneamento, respectivamente. Com relação à meta 10, o Paraná já cumpriu 184.48%, ultrapassando o índice desejado até 2015. A meta relacionada ao saneamento foi cumprida, até agora, com uma redução de 128,97%. Para Graziela, a apresentação do artigo serviu como estímulo para que outras metas também sejam ultrapassadas. “Contar para todos que não só o Objetivo 7, que estava em discussão no artigo, mas que outros objetivos também podem ser falados. Além do grande público acadêmico presente, isso pode estimular a pesquisa”, conta.
O município de Guarapuava também possui bons resultados, apresentando 175,64% de redução do número de pessoas sem acesso à água potável e 90,99% de redução da proporção de pessoas sem acesso ao saneamento básico e serviços essenciais, estando bem perto da meta estipulada para 2015. Graziela acredita que a apresentação do artigo foi uma boa forma de promover uma discussão sobre a importância dos ODM. “O artigo vem exatamente trazer uma discussão e também uma maior visibilidade sobre os ODM e, principalmente, aproximando da nossa realidade quando refletimos sobre as metas de Guarapuava. A semana do Meio Ambiente foi uma oportunidade a mais para divulgarmos e falarmos sobre”, conclui.
Envie para um amigo