O Programa Sesi Indústria e Sociedade promoveu em Bituruna os eventos Sesi Amiga, no dia 27 de maio, e Papo de Amigos, no dia 28. Essas palestras são desenvolvidas para meninas e meninos no ensino fundamental das escolas públicas e trazem informações sobre educação sexual de jovens e adolescentes, debates sobre prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e valorização da mulher.
No dia 27, aconteceu a capacitação de meninas do município com o objetivo de que elas possam atuar disseminando os conceitos do Sesi Amiga para outros colégios da região multiplicando e conscientizando as adolescentes. De acordo com a professora Juliana Gobbi o evento fez com que as meninas ficassem a vontade para tirar suas dúvidas sobre o assunto. "O projeto Sesi Amiga é de suma importância para trazer conhecimento, troca de informações e esclarecer dúvidas das adolescentes que entram em uma fase de vida muito importante. O evento foi de grande valia, as adolescentes sentiram-se livres, procurando entender o contexto do assunto, interagindo com as tutoras de maneira que as informações fossem compreendidas gerando conhecimento sobre o assunto", explica a professora.
As adolescentes que participaram da palestra serão as multiplicadoras no município com o apoio das professoras e representantes da área da saúde que estavam presentes. Para a professora Taís Cristina Loures um dos diferencias da metodologia é funcionar como uma conversa. "Além de ser uma palestra funciona como uma ‘roda de amigas’ que além de ensinar ajuda as meninas a se prevenirem de doenças e mostra a importância em ter amor próprio, assuntos que estão na realidade da sociedade, mas muitas vezes não são discutidos com tanta intensidade”, completa Tais.
Papo de amigos
No dia 28 de maio foi a vez dos meninos de Bituruna participarem do Papo de Amigos, que trabalha na mesma linha do Sesi Amiga. Também como forma de bate-papo, a palestra esclareceu os adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e valorização da mulher. Para o representante da Secretaria de Saúde do município, Vinicius Fernando Mendes, o clima informal é um fator muito importante para que os jovens tirem suas dúvidas. "Sabemos que o conhecimento entre os adolescentes sobre os métodos contraceptivos, DST's e gravidez na adolescência existem, porém são insuficientes. E a melhor iniciativa é provocar conversas de alunos para alunos, pois fica em uma linguagem onde os mesmos irão compreender e não sentir vergonha com as suas dúvidas”, argumenta Mendes.
Envie para um amigo