No dia 25 de abril foi realizado encontro do projeto Garotas Guará, promovendo a prevenção a gravidez na adolescência, sexualidade, DST e outras doenças. Estiveram presentes as alunas recém-integradas no grupo de protagonismo jovem, para uma conversa com coordenação do projeto.
Desde 2007 a metodologia do Sesi Amiga contribui para inspirar novos grupos de protagonismo juvenil no Paraná. O programa utiliza métodos que incentivam os jovens a realizar ações de prevenção da gravidez precoce, DST’s e AIDS, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O projeto alcançou resultados promissores por incentivar a conversa orientada com a metodologia “meninas falando para meninas”, disseminada em núcleos Nós Podemos em 2010.
O Projeto Garotas Guará foi contemplando pelo Selo ODM e agora tem o desafio de atingir mais comunidades de Guaraqueçaba. O gráfico abaixo é um comparativo dos índices de gravidez na adolescência nos últimos anos dentre as cidades litorâneas onde foram articulados projetos inspirados no SESI AMIGA desde 2010.
As informações apontam para uma redução considerável, mas há muito que ser feito “Ações que contemplem os ODM da saúde – redução mortalidade infantil (4), melhoria saúde da gestante(5) e acabar com malária e outras doenças(6) – devem ser pensados em conjunto, com esforços multisetoriais. Outrossim é necessário dedicação intensa do poder público na elaboração e execução de politicas públicas na área de saúde”, explica o articulador do Sesi, João Rocha Loures.
Envie para um amigo