O município de Bituruna recebeu em maio dois eventos promovidos pelo Programa Sesi Indústria e Sociedade, a Palestra Atuação em Rede e capacitação Meu Jeitinho para professores, realizados nos dias 14 e 15 respectivamente.
A palestra Atuação em Rede foi realizada na Câmara Municipal do Município e reuniu cerca de 70 participantes. O objetivo do evento foi de capacitar as lideranças para articular e mobilizar atores locais para atuação em rede, garantindo um espaço de convivência, troca de experiências, reflexões e planejamento de ações e projetos.
A oficina também apresentou a base teórica de atuação em rede estimulando o trabalho cooperativo e o empoderamento das redes. Para Gizeli Portela, do Hospital São Vicente de Paula, o evento mostrou a oportunidade das pessoas se organizarem em prol do município. “A nossa estrutura de saúde é de excelente qualidade e vimos nessa oportunidade de rede social uma maneira de disseminar e transformar a sociedade, de como fazer uso dos serviços, da metodologia, do atendimento e a função da gestão em saúde e os deveres dos cidadãos", explica.
Capacitação dos professores
Os professores de 3º ano da rede municipal de ensino da cidade também participaram de uma capacitação para aplicação do Meu Jeitinho. Por meio dessa capacitação, os professores estarão aptos a aplicar a oficina que leva ações educacionais que proporcionam a vivência em temas transversais por meio de dinâmicas em sala de aula, oficinas, recreação e atividades extraclasses voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O evento, realizado na Biblioteca Pública Municipal de Bituruna, reuniu 17 professores e mostrou como eles podem aplicar a metodologia. Para Wanderleia Lima a capacitação mostrou como eles podem abordar os temas com atividades simples. “O evento nos possibilitou uma gama de sugestões de como trabalhar vários temas de forma dinâmica atendendo os 8 Jeitos de Mudar o Mundo por meio de vários projetos simples de elaborar e aplicar", comenta Wanderleia.
Para a professora Carmen Pinheiro Giareta, da Escola Municipal Dr. Oscar Geyer, a conscientização desde cedo é a melhor forma de promover mudanças. "A palestra foi boa, vem reforçar os nossos compromissos para melhorar a nossa comunidade. Entendemos que é necessária uma conscientização cedo, a partir da idade escolar", finaliza.
Envie para um amigo