O artigo “Empresas paranaenses trabalhando em prol do Desenvolvimento Sustentável – Dialogando na Indústria, estudo de caso”, desenvolvido por articuladoras do Sesi Indústria e Sociedade, foi apresentado durante o Congresso ABIPTI, que teve como tema “Ambiente inovador no Brasil”, nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. O projeto, que está em fase de manualização, foi implantado em uma empresa de fertilizantes de São Mateus do Sul e visa promover o compartilhamento de visões e alternativas para o desenvolvimento sustentável.
Por meio do Edital Sesi Senai de Inovação, referente ao projeto Dialogando na Indústria, o artigo foi desenvolvido para possibilitar uma maior interação entre a cadeia produtiva das indústrias, promovendo maior participação e colaboração no ambiente de trabalho. A empresa de fertilizantes de São Mateus do Sul, Terra Nossa, se interessou em participar da ação. “O projeto se desenvolveu de janeiro a dezembro de 2013, na indústria, e agora encontra-se em fase de manualização, para que a iniciativa possa ser reaplicada em outros locais”, explica Silvia Teuber, gestora do projeto.
A articuladora Priscila Vieira e a representante da Terra Nossa, Luciane Schmidt, apresentaram os resultados do artigo durante o Congresso. “Foi uma grande oportunidade para dar visibilidade às iniciativas do Sesi Paraná, que em parceria com as indústrias, promove a inovação no trabalho para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores”, explica Priscila. O projeto foi apresentado também em João Pessoa, no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas), em outubro de 2013.
“O projeto reflete em atitudes e comportamentos mais sustentáveis por parte dos funcionários”, comenta Silvia. Durante a ação, foi realizado um Círculo de Diálogo e reuniões de núcleo para possibilitar um ambiente de cooperação, confiança e respeito, com o objetivo de que todos colaborem para a construção de soluções para o desenvolvimento local.
Envie para um amigo