Durante os dias 8 e 11 de abril, SESI e Ação Social de Paranaguá reuniram comunidades do entorno dos CRAS Serraria do Rocha, Nilson Neves, Vila Garcia e Porto dos Padres, além do projeto PET, articulado pela Indústria Brazil Foods (BRF), para participar dos Círculos de Diálogo. Segundo proposta alinhada na capacitação com as técnicas dos CRAS, os Círculos de Diálogo se utilizam de metodologia baseada na Investigação Apreciativa, cujo foco principal é o diálogo positivo, visando traçar um plano de ação voltado para as prioridades da comunidade.
A metodologia serviu para mobilizar e aproximar a comunidade de ações articuladas em rede pela própria sociedade. O modelo de empoderamento local, voltado às necessidades e propostas da população em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), contribuiu para as propostas de ações entregue as coordenadorias dos CRAS. Os planos de ação estão sendo tratados, pois o objetivo é pôr em prática ações de protagonismo na comunidade que agregam propostas de melhoria das relações sociais.
Para o gerente de unidade de Paranaguá, Luiz Claudio Lovato, é importante acreditar que nós podemos fazer a diferença “O Sistema FIEP tem se dedicado amplamente às necessidades do trabalhador da Indústria, familiares e comunidade em geral. Precisamos trabalhar o interesse e compromisso da sociedade e cada um fazer sua parte pessoal e profissionalmente, garantir as oportunidades que temos para o desenvolvimento do litoral.” explica Lovato
A avaliação foi positiva e, por se tratar de uma ação piloto com proposta de continuidade e acompanhamento, como explica o articulador João Rocha Loures “A parceria é uma forma de animarmos a comunidade sobre a importância de participar e agir em prol do bem comum. Esse é o caminho fundamental para entendermos as demandas do coletivo, ou seja, nosso compromisso como cidadão em convergência com o comprometimento político do governo. É cada um fazendo a sua parte verdadeiramente”, completa o articulador.
Durante um dos encontros, esteve presente a coordenadora dos CRAS Paranaguá, Marcia que explicou os planos para o projeto. “ Vamos envolver a comunidade e aproximar ações sociais movimentando os CRAS em Paranaguá nessa primeira etapa. As pessoas precisam se envolver e nós queremos trabalhar de perto com cada CRAS”, disse Marcia.
Envie para um amigo