Por meio do Programa Sesi Indústria e Sociedade, o Sesi PR realizou em Coronel Domingos Soares três eventos que envolveram as mulheres, os jovens e os idosos da região e contaram com palestras e diálogos sobre bem-estar, qualidade de vida e valorização da mulher.
O Sesi no Paraná está atuando em 85 municípios paranaenses para promover o desenvolvimento local e aproximar as indústrias locais com a comunidade. São atividades de mobilização e articulação de atores locais; suporte na elaboração de um plano local e projetos; e promoção e facilitação do desenvolvimento de capacidades locais.
Equidade de gênero
Este ano, a programação de eventos no município começou no dia 26 de março com a realização do Círculo de diálogo para mulheres, que reuniu 40 mulheres da comunidade. O encontro foi a oportunidade de elas definirem reuniões mensais para realizar ações em prol da saúde e bem-estar feminino.
Como parceiros, participaram a Secretaria da Cultura, Secretaria de Ação Social e a Secretaria da Saúde. De acordo com a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Rosalina Lurdes Bedin, a diversidade de profissões das mulheres presente foi muito positiva para as reflexões. “Um fato importante foi que as mulheres presentes, com diversidade de funções e profissões, sentiram e demostraram o quanto a mulher evoluiu e não está sendo tão discriminada pelos homens. A mulher tem força, é inteligente e vencedora. A mulher tem que se sentir valorizada”, exclama.
Jovens e adolescentes
Para falar sobre conceitos, tipos e classificação de substâncias psicoativas e alternativas de abandono e recuperação de dependentes químicos, foi realizada no dia 1º de abril a palestra Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas. O evento foi destinado aos jovens, adolescentes e estudantes da rede pública de ensino do município e reuniu mais de 100 participantes.
A professora Simone Pinto Stelmach ressaltou a importância em se mostrar os efeitos que as drogas fazem ao organismo. "A palestra trouxe informações claras sobre todos os tipos de drogas e os danos que o uso das mesmas causam à saúde. Apresentadas de forma simples, foi fácil despertar interesse nos alunos com as informações repassadas", afirma.
Envelhecer com saúde
Os idosos do Centro de Eventos da Terceira Idade participaram, no dia 02 de abril, da palestra Saúde, longevidade e envelhecimento e que abordou questões como qualidade de vida, envelhecimento, hábitos saudáveis, como envelhecer de forma ativa e prática de exercícios físicos e reuniu 30 pessoas.
Para a participante do evento Josefa Rzeznik as orientações foram muito pertinentes e úteis. "Foram muito boas as orientações sobre como viver bem e melhor. A vida é um grande presente e cada momento é importante viver com entusiasmo e alegria" exclama.
Envie para um amigo