Nesta quinta-feira (03), foram definidos os 30 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil vencedoras da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 16 especialistas de todo o país, após reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As práticas vencedoras da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil são as seguintes:
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) / Pentecoste (CE)
Associação Bujaruense dos Agricultores e Agricultoras (ABAA) / Bujaru (PA)
Cooperativa Oestebio / São Miguel do Oeste (SC)
Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão / Chapada Gaúcha (MG)
Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama / Coruripe (AL)
Associação Caatinga / Fortaleza (CE)
Associação Concern Universal Brasil / João Pessoa (PB)
Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú / Flores (PE)
Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso / Cuiabá (MT)
Associação Fênix / Curitiba (PR)
Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro / Curitiba (PR)
Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) / Fortaleza (CE)
Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) / Viçosa (MG)
Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac) / Rio Branco (AC)
Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) / Salvador (BA)
Fundação Amazonas Sustentável (FAS) / Manaus (AM)
Fundação Social Raimundo Fagner / Fortaleza (CE)
Grupo Curumim – Gestação e Parto / Recife (PE)
Grupo de Apoio às Comunidades Carentes / Fortaleza (CE)
Instituto Crescer – Movimento Cidadania e Juventude / Itajaí (SC)
Seju/Penitenciária Estadual de Maringá / Maringá (PR)
Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) / Rio de Janeiro (RJ)
Instituto de Educação Portal (IEP) / Pacajus (CE)
PREFEITURAS
Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Prefeitura de Governador Valadares (MG)
Prefeitura de Maracanaú (CE)
Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)
Prefeitura de Rio Branco (AC)
Prefeitura de Vitória da Conquista (BA)
Prefeitura de Rio Branco (AC)
5ª edição – Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados. Das 65 iniciativas pré-selecionadas, cinco são da região Centro-Oeste, 19 do Nordeste, nove do Norte, 21 do Sudeste e 11 do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (14 iniciativas), Objetivo 2 (11 iniciativas), Objetivo 3 (9 iniciativas), Objetivo 4 (3 iniciativas), Objetivo 5 (5 iniciativa), Objetivo 6 (5 iniciativas), Objetivo 7 (11 iniciativas), Objetivo 8 (7 iniciativas).
O júri de especialistas é composto pelas seguintes personalidades: Ademar Kyotoshi Sato, Aldalice Moura da Cruz Otterl, Ana Maria Medeiros da Fonseca, Dalberto Adulis, Demetrius Demetrio, Denise Dourado Dora, Fernanda Lopes, Márcio Lopes Correa, Marcos Magano Frota, Maria Betânia Ávila, Maria do Socorro de Souza, Maria Emília Lisboa Pacheco, Maristela Marques Baioni, Patrus Ananias de Sousa, Sérgio Francisco Piola, e Suely Mara Vaz Guimarães.
Seminários – Nesta 5ª edição foram realizados seminários em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de seminários regionais, com o objetivo de estimular gestores públicos, organizações sociais e a população em geral a desenvolver e inscrever projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, disseminar a política de municipalização dos ODM e divulgar a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.
Prêmio ODM Brasil – O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República
Envie para um amigo