Durante o dia 26 de fevereiro, estiveram reunidos na Ação Social de Paranaguá, assistentes dos CRAS Serraria do Rocha, Nilson Neves, Vila Garcia e Porto dos Padres, além do projeto PET articulado pela Indústria Brazil Foods (BRF), ocasião em que conheceram a metodologia dos Círculos de Diálogo. A atividade é baseada na metodologia da Investigação Apreciativa, cujo foco principal é o diálogo positivo, visando traçar um plano de ação voltado para as prioridades da comunidade.
A metodologia servirá para mobilizar e aproximar a comunidade de ações articuladas pela própria sociedade. Trata se de um modelo de empoderamento local voltado às necessidades e propostas da população em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Nesse sentido, as assistentes tiveram oportunidade de tirar dúvidas e agendar os atendimentos e realização dos Círculos de Diálogo nos CRAS, que aconteceram junto com a comunidade para o desenvolvimento de ações locais.
Para Marisa, técnica da Secretaria de Ação Social, é uma parceria que visa reforçar o papel do CRAS na comunidade “Proporcionar um ambiente harmonioso onde a comunidade possa identificar necessidades e propor ações e parcerias com base na potencialidade da própria comunidade”, completa.
Para o articulador do Sesi Indústria e Sociedade, João Rocha Loures, o ponto central da metodologia é facilitar um ambiente de co-criação. “Os Círculos de Diálogo serão realizados em parceria com os CRAS de Paranaguá, com o propósito de aproximar, fortalecer e empoderar a comunidade de ações transformadoras. O importante papel da comunidade na participação e construção do trabalho durante os Círculos será determinante para efetividade das ações”, comenta.
Os encaminhamentos de agenda já começaram e as assistentes proporam datas para o realização dos Círculos de Dialogo no mês de abril. Até lá, o Sesi e Ação Social fazem planejamento para promover o encontro com as comunidades nos CRAS.
Envie para um amigo