Apresentar ferramentas de mobilização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e formar multiplicadores. Estes são os objetivos da capacitação que acontece até a próxima sexta-feira (31), na Universidade Caixa, em Brasília, com a participação de 40 representantes dos núcleos ODM de todos os Estados e consultores. O treinamento está sendo realizado pela equipe do Sesi –PR, em parceria com o Programa das Ações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) , com o apoio do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Secretaria- Geral da Presidência da República.
“É fundamental unirmos esforços, nesta reta final, para que os Estados, regiões e municípios brasileiros possam alcançar os ODM”, disse a gerente de linha de ação do Sesi-PR e secretária de mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Maria Aparecida Zago Udenal.
Os representantes dos núcleos ODM e consultores estão sendo capacitados em cinco ferramentas: seminário de mobilização, indicadores, dialogando para o desenvolvimento, planejamento e mostra de projeto. O objetivo é que estas ferramentas sejam reaplicadas em todo o país, promovendo o desenvolvimento local.
“A capacitação de multiplicadores ODM é de extrema relevância para o alcance das metas do milênio até 2015, uma vez que a atuação em campo, dos mesmos, irá aumentar a capilaridade da formação de novos núcleos ODM pelo país”, destacou a assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miriam Barreto
Para o secretário executivo do núcleo Estadual ODM do Mato Grosso, Abílio Camilo Fernandes Neto, esta capacitação está ampliando e nivelando os conhecimentos sobre os ODM. Abilio é um dos integrantes mais antigos do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, pois, desde 2005, faz parte do núcleo estadual.
A sensibilização pela causa dos ODM também foi destacada pelos participantes. “Vou sair dessa capacitação carregada de desejo por mudança e vontade de fazer acontecer”, destacou a integrante do núcleo ODM de Barcarena – PA, Michele Magno Furtado. Segundo ela, que é a integrante mais nova do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, além da formação, a interação entre os participantes está contribuindo muito para o despertar de novas ideias.
“O resultado esperado é que os multiplicadores ao chegarem em suas localidades atuem em pelo menos 10 atividades relacionadas aos ODM dando escala na estratégia do governo federal, do PNUD e do MNCS de municipalização dos ODM e, consequentemente, favorecer a implantação das políticas públicas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e o alcance das metas dos ODM”, disse a gerente de articulação institucional do Projeto ODM Brasil 2015 do PNUD, Maria do Carmo Rebouças
A parceria entre Sesi – PR e PNUD ainda prevê, neste ano, a realização de mais 45 capacitações e a produção de cinco manuais que serão distribuídos aos núcleos ODM.
Cristina Pinheiro, secretária executiva do ODM RJ, expressou o impacto que a capacitação promoveu nos ideais dos participantes por meio de um poema.
"No primeiro dia de capacitação falamos sobre mobilização
Fizemos trabalho em grupo, plenária e avaliação
E não podemos esquecer que para se fortalecer na multiplicação
Temos que envolver os atores a assinar o termo de adesãoNa oficina dialogando sobre o desenvolvimento
Falamos de um importante elemento
dentre eles um fundamental que é o desenvolvimento local
um ator bem importante de apoio fundamental, temos uma excelente ferramenta que é o nosso portal.
São tantos elementos para o desenvolvimento
Para organizar o processo é preciso planejamento
Que o município se compromete sem pagar nada por isso
O que precisa é acessar a agenda de compromisso.
Precisamos nos capacitar para o mundo mobilizar
O resultado será único a meta alcançar
Acabar com a fome a miséria
Isso vai ter que acabar.
Educação de qualidade nós podemos alcançar, já dizia Paulo Freire, sem ela o mundo não mudará.
Precisamos acabar com a mortalidade infantil, as crianças são o futuro deste país varonil.
Pensei neste instante e a saúde da gestante pré- natal é importante .
Não podemos esquecer igualdade entre os sexos e valorização da mulher
é tudo que se quer.
Já dizia o ditado prevenir é melhor que remediar
vamos combater as doenças e a saúde melhorar.
O meio ambiente precisamos preservar, melhorar o saneamento e o acesso a água aumentar todos trabalhando para o desenvolvimento assim o Brasil vai mudar".
Envie para um amigo