A população de Rio Azul, na região de Irati, participou, no dia 07 de dezembro, do ‘Rio Azul Cidade Limpa’, projeto idealizado pela população e promovido em parceria com a prefeitura do município e o Sesi no Paraná. Com a ideia de conscientização sobre reciclagem, caixas coletoras de lixo foram grafitadas, além da realização de gincanas, feira de artesanato e também a troca de lixo por flores.
É a primeira vez que a população de Rio Azul se une para realizar uma ação que melhore a qualidade de vida da região. “Nunca tinha acontecido nada dessa proporção por aqui, acho que esse evento mostra o poder que temos para mudar, além de mudar o jeito de pensar”, explica Ana Rita Boni, presidente da Associação de Moradores da Vila Diva. A mobilização e a articulação dos moradores foram facilitadas por uma metodologia de desenvolvimento local do Sesi.
A ideia do projeto surgiu durante um Círculo de Diálogo, um dos passos dessa metodologia, que reúne os moradores para planejarem ações de melhoria na comunidade. Os moradores priorizaram trabalhar a questão da conscientização sobre coleta seletiva de lixo e reciclagem. “Percebemos a necessidade de um olhar para essa questão da educação ambiental”, afirma Ana Rita. Dessa forma, a comunidade foi atrás de parceiros e consegui reunir mais de 100 pessoas no Rio Azul Cidade Limpa, unindo conscientização ambiental com arte.
Caixas coletoras de lixo foram grafitadas e distribuídas pela região, gincanas conscientizando sobre a importância da coleta seletiva e a troca de lixo por uma flor foram algumas das atividades realizadas durante o evento. “Esse evento é um marco, é o despertar da comunidade para um assunto tão importante”, diz Silvio Paulo Girardi, prefeito de Rio Azul.
Novos projetos
Com o sucesso do evento, comunidade e prefeitura pretendem continuar com a parceria e ampliar o projeto. “Vamos fazer uma campanha de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental da cidade, essas crianças serão os adultos de amanhã e precisam saber a importância de preservar o meio ambiente”, comenta Ana Rita. O projeto promoverá palestras para as crianças, além da exibição de vídeos educativos e o concurso para escolher o nome do mascote da campanha.
Outro projeto que surgiu por meio do evento foi a criação de uma cooperativa de catadores de lixo. “Conseguimos um curso de cooperativismo aqui na cidade, pretendemos já em janeiro de 2014 começar esse projeto, visando sempre à valorização humana e à participação da sociedade”, conclui o prefeito.
Envie para um amigo