A Mostra de Projetos 2013, promovida pelo Sesi, aconteceu no mês de novembro, em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. O evento traz a oportunidade dos participantes compartilharem seus projetos, contribuindo para o desenvolvimento de suas regiões. Ações como remição de pena por meio da literatura e orquestra de cordas foram expostas no evento.
As cidades de Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Fazenda Rio Grande e Quatro Barras realizaram a Mostra de Projetos, incentivando a criação e o aperfeiçoamento de projetos sociais que contribuam para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODM). Os participantes das Mostras expuseram seus projetos e discutiram melhorias com os outros presentes.
Exposta na Mostra de Quatro Barras, a remição de pena por meio da literatura, projeto da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), é uma ação que partiu de um simples projeto e hoje já proporciona que cerca de três mil detentos se interessem pela leitura em todo o Paraná. “O nosso projeto visa incentivar os presos a lerem. Os que estão inscritos devem fazer uma resenha do livro, por meio desse texto e de sua nota é feita a avaliação para a redução do tempo de reclusão na penitenciária”, explica Pâmela Sanches, representante da SEJU.
O projeto da Orquestra de Cordas foi apresentado no evento de Bocaiúva do Sul. Por meio da lei Rouanet, crianças e jovens aprendem a tocar instrumentos de corda como violino e violoncelo. “Nós vemos um crescimento tão grande; eles entram aqui sem saber nada de música e agora já fazemos apresentações no Teatro Guaíra. Depois de um tempo no projeto, os participantes já podem fazer teste para a orquestra”, explica Inês Pellanda, coordenadora do projeto. A ação é realizada nas cidades de Tunas do Paraná e Pinhais, sem nenhum custo para os alunos. Além das aulas de música, os participantes também recebem bolsas de estudo.
A Mostra de Projetos 2013 promoveu uma troca de informações entre os participantes, que assim puderam fazer melhorias em seus projetos e obter melhores resultados nas ações. Sirlei Silvério, participante da Mostra de Fazenda Rio Grande, acredita que o evento traz diversos benefícios para a comunidade. “Considero importante e motivador, pois possibilita o conhecimento de várias ações que estão acontecendo e que geram resultados positivos, tornando possível a transformação da nossa realidade, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Acredito que este encontro ajuda a mobilizar mais pessoas, estimulando o otimismo e a solidariedade”, conclui.
Envie para um amigo