No Brasil, mais de 36% das casas são chefiadas por mulheres e as mães exercem um papel importantíssimo na educação dos filhos (as). Essas e outras informações foram abordadas no Círculo de Diálogo – Valorização da Mulher promovido pelo Sesi Paraná em Tibagi, no dia 06 de novembro. A palestrante e coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e chamou as participantes a refletirem sobre a comunidade em que vivem.
Segundo Rosane, é muito interessante a forma com que a prefeitura trabalha com as família beneficiadas pelo Bolsa Família com palestras e cursos de capacitação. “No momento estão abertas vagas para o curso de camareira, com o objetivo de capacitar mão de obra para as pousadas e hotéis da região, pois no município de Tibagi encontramos o sexto maior cânion do planeta: o Caynon Guartelá com cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros”, ressalta.
Também foi mostrada a importância das mães incentivarem os filhos a frequentar a escola e destinar parte do dia para as tarefas escolares e leituras valorizando a educação para que seus filhos terminem a menos o segundo grau.
Outra questão apresentada foi o alto índice de gravidez na adolescência em que a cada quatro mulheres grávidas, uma esta abaixo dos 20 anos de idade. As mulheres também foram destaque no Objetivo 6 - Combater a aids, malária e outras doenças, pois foi mostrado o fenômeno de ‘feminização’ da aids, ou seja, aumento de mulheres que contraem a doença.
Todas estas informações são repassadas através de diálogo, onde as mulheres dão os seus depoimentos e fazem uma reflexão crítica de quantos ainda são os mitos que cercam o gênero feminino: dentre eles a ocorrência de violência física e moral.
Envie para um amigo