No período de 19 a 26 de outubro aconteceram em Guaraqueçaba ações articuladas no Colégio Marcílio Dias em parceria com o Sesi, Prefeitura Municipal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Foi a Semana da Integração Comunidade Escola que teve como objetivo apresentar temas atraentes e do interesse da comunidade, sobretudo, relacionados com disciplinas escolares e apresentados de forma inovadora.
Para o diretor do Colégio Marcílio Dias Elson Oelke “A Semana da Integração Comunidade Escola é um projeto incentivado pelo Núcleo Regional de Educação para todas as escolas. Serve para aproximar a nossa comunidade de nossos alunos, reunindo temas em torno da importância do ambiente escolar com oficinas feitas pelos voluntários do Sesi e da nossa equipe de professores e alunos”, disse o Diretor.
As oficinas e palestras aconteceram nos períodos da manhã, tarde e noite buscando harmonizar o ambiente escolar com várias opções entre oficinas, palestras e shows educativos como conta o articulador da ação João Frederico Rocha Loures e Souza. “Pelo terceiro ano reafirmamos a parceria com Colégio Marcílio Dias cujo maior desafio seria apresentar ações atraentes à comunidade escolar cujo ponto central é a valorização do ambiente educativo e inovador para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As oficinas dos voluntários, bem como a proposta temática de troca e valorização das experiências locais foram determinantes para promover a educação transformadora e principalmente reunir esforços para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, contou o articulador.
Para Diego Eloir, voluntário e campeão paranaense de Muay Thay. “Orientando, repassando um pouco da rica história do Muay Thai, explicando os verdadeiros conceitos, e a importância da luta na vida de tantas pessoas, tentando ajudar estas crianças e jovens a entenderem a diferença entre luta e briga, respeito, hierarquia, auto controle, e acima de tudo a qualidade de vida longe de drogas e bebidas, o projeto foi emocionante.
Para Kauan Terezin, jovem estudante do Colégio Marcílio Dias deu seu depoimento sobre as atividades, em especial à oficina de Artes Marciais “Gostaria de continuar treinando aqui” fala com carinho sobre a saudades do treino.
Com apoio e articulação do Sesi aconteceram oficinas de Consultoria de Imagem (Moda), Skate, Vídeo Game e Musica Eletrônica cujo resultado superou as expectativas e demostraram o potencial da educação transformadora para o alcance dos ODM, além de muitos talentos e habilidades nessas áreas.
A professora e orientadora Morgana Correa destaca a importância do trabalho “mais uma vez juntamente com o Sesi e a Prefeitura de Guaraqueçaba, as Secretarias de Educação e Esporte e Cultura foram grandes aliadas, juntamente com todos os que se envolveram”.
Fruto de um trabalho em rede e apoiado com articulação do Sesi, as ações de continuidade estão sendo analisadas pelo colégio Marcilio Dias tais como direcionamento e utilização e readequação do uniforme escolar compromisso como conta a voluntária e Consultora Estephanni Miranda que esteve conduzindo oficina de moda. “Além do uniforme estudamos a possibilidade de uma oficina de customização, bazar sustentável. Onde são feitas trocas de roupas. Evitando o consumismo", completa.
Durante a Semana foi realizada programação especial para os alunos da Escola Municipal Antonio Barbosa Pinto com a presença de Celso Johnson – conhecido parnanguará como Mago das Bolhas que além do show que animou as crianças de todas as idades fez questão de deixar sua mensagem de amor e paz para cidade.
Outra oficina movimentada foi a de Skate que trouxe a parceria com Igreja Bola de Neve e Ultra Shock com projeto Pé no Skate. O voluntário e oficineiro Fabio “Risada” reuniu conteúdo teórico e pratico para além da sua experiência pessoal e profissional.
Os professores do Colégio Marcilio Dias se dedicaram para oferecer temas e ações importantes como oficinas de artesanato e confecção de bijuterias e assessórios, apresentações e cultura caiçara, teatro, culinária e degustação, além de torneios esportivos e o projeto Garotas Guará inspirado no Sesi Amiga.
O Projeto Garotas Guará tem avanços consideráveis para contribuição da diminuição do índice de gravidez na adolescência com a metodologia de protagonismo juvenil de “meninas falando pra meninas”. Desde a criação do grupo de meninas com apoio do Medico Dr. Jonatan a enfermeira Jucinha e pedagoga Dayse as ações estão sendo intensificada pensando a ampliação do projeto.
Com certeza essa integração entre a comunidade, governo e escola traz consigo a importância e a valorização das crianças e jovens para o nosso municipio.
Envie para um amigo