Os indicadores de renda, educação, equidade de gênero, saúde e meio ambiente do município de Guaraci (PR) foram analisados no Círculo de Diálogo promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) no dia 18 de setembro. Participaram do encontro 45 lideranças locais do setor público, privado e terceiro setor.
Para contextualizar os participantes, a coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, começou a palestra falando sobre os indicadores do município fazendo um comparativo da média nacional e estadual. Além disso, ela mostrou os princípios da sustentabilidade e como a comunidade pode ajudar no desenvolvimento local.
“As lideranças locais exercem papel decisivo na articulação e mobilização da comunidade para elaboração de projetos e ações que atuam em prol do desenvolvimento sustentável. Por isso, é muito importante que todos os setores estejam presentes e ajudem como possam dentro da área de cada um”, explica Rosane.
Entre as necessidades identificadas pelos participantes, destacam-se as áreas de geração de renda, educação, saúde e meio ambiente, conforme abaixo:
Geração de renda: Industrialização do município para atrair grandes empresas; Maior oferta de emprego; Criar e colocar em prática o plano diretor; Apoiar, divulgar e expandir as micro e pequenas empresas; Investimento em cursos profissionalizantes e superiores; Fortalecimento da agricultura e pecuária e Redução de impostos.
Educação: Melhoria no ensino; Escola Integral; Universidade/Faculdade; Super Creche; Investimento em cursos profissionalizantes e superiores; Projetos culturais infantis; Centro de formação; Capacitação de professores; Salários compatíveis aos cargos.
Saúde: Hospital municipal equipado e clinica terapêutica; Clinica de radiologia; Clinica da mulher/maternidade; Programa aos idosos.
Meio ambiente: Coleta Seletiva; Neutralização de 100% dos lixos e derivados; Preservação das nascentes para manutenção das águas potáveis; Áreas de lazer; Parque ecológico; Parque aquático; Ciclovia; Pista para caminhada e Saneamento básico.
A partir desses tópicos, os participantes começaram a planejar os projetos e ações que podem ser realizadas para melhorar as questões apresentadas.
Envie para um amigo