Empresários, estudantes e gestores públicos do município de Bituruna participaram da palestra Empresário do Terceiro Milênio promovida dia 24 de setembro pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-PR). A palestra contou com 50 pessoas e foi ministrada pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, que ressaltou a importância de pequenas ações nas empresas para o desenvolvimento local.
A palestra/curso Empresário do Terceiro Milênio foi desenvolvido para empresários de micro, pequenas e médias empresas que tenham interesse em fazer a gestão com foco na sustentabilidade. A proposta é promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
De acordo com a palestrante, responsabilidade socioambiental não se restringe a empresas e indústrias de grande porte, ao contrário do que muitos pensam. Ações pequenas como separação de lixo, formalização dos funcionários e equidade de gênero são ações simples que já mostram a preocupação do gestor com a comunidade que o cerca. “Existe o senso comum que sustentabilidade é apenas para empresas grandes e que precisam de muito investimento. Isso é um erro, pois ações pequenas como economia de luz e água, separação do lixo e contratação formal de funcionários ajudam muito, promovem o desenvolvimento e geram renda para o município”, explica Rosane.
Para nortear as ações realizadas, a palestrante apresentou o Pacto Global e os ODM como forma de contextualizar e mostrar aos participantes como pequenas ações influenciam na qualidade de vida de todos.
O comerciante Edison dos Santos ressaltou a importância em saber do que acontece no Brasil e no mundo e como pode contribuir. “Foi muito bom saber do nosso país e do nosso município, ver como é a pobreza no mundo, como são os indicadores. Ajudam muito na hora de pensarmos no que fazer”, exclama Santos.
Envie para um amigo