O município de Tamarana (PR) recebeu, no dia 22 de outubro, a Oficina de Elaboração de Projetos promovida pelo Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi-PR), com o apoio da indústria Tamarana Metais. O evento tinha como objetivo oferecer ferramentas para que os profissionais que atuam na administração pública possam mobilizar recursos para financiar seus projetos sociais.
A palestrante e coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, abordou as etapas de elaboração de um projeto, que deve conter: título, contextualização, objetivo geral e específico, justificativa, metodologia, orçamento e cronograma. Outro ponto destacado foi a importância em se ter o planejamento de projetos e atividades visando a captação de recursos de acordo com os programas e as políticas públicas já existentes .
“Já existem muitas leis, projetos e políticas públicas que foram estabelecidas para o município, por isso, a pessoa responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos precisa estar informada sobre as áreas disponíveis para captar e o que o governo estadual e federal já oferecem”, esclarece Rosane.
Participaram 20 profissionais das áreas de saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo e comunicação. Durante a oficina, foi elaborado o projeto ‘Tamarana é Turismo Ecológico’, para implantar um roteiro turístico na cidade; ‘Agricultura Familiar’, para fortalecer a agricultura familiar; ‘Saúde’, a fim de capacitar os agentes de atendimento de emergência; ‘Educação’, construção de Centro de Educação Integrada para crianças em situação de risco; e realizar um programa de prevenção de álcool e drogas para crianças e adolescentes.
Envie para um amigo