A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, por meio do Departamento do Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Coordenação de Contrapartida Social, está promovendo uma Campanha de Doações de Livros de 01 à 31 outubro, destinados às Bibliotecas dos Estabelecimentos Penais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), para atendimento ao Projeto da Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura. Objetivando colaborarmos para a ampliação e diversificação do acervo bibliográfico para o atendimento ao Projeto Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura, regulamentado pela Lei Estadual 17.329/12.
O lançamento da Campanha de Doação de Livros aconteceu nesta quinta-feira, (26/09) às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude na reunião dos membros da Comissão Municipal do Incentivo ao Esporte. Esta ação é uma contrapartida social dos atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo aos Esporte e Comunidade Geral.
Cabe ressaltar que todos os participantes que contribuírem com a doação de livros, por meio desta campanha destinados aos estabelecimentos penais, estarão cooperando para transformar os espaços prisionais em ambiente de paz e não violência considerando que a leitura é uma fonte possibilitadora de transformação do indivíduo.
Segundo dados de agosto/13 estão sob a custódia da SEJU/PR 18.005 apenados(as), ao todo são 31 Unidades Penais. No Complexo Penitenciário de Piraquara, Curitiba, São José dos Pinhais e Pinhais ao todo são 8.498 apenados, contando com 11 unidades penais. No Projeto Remição da Pena pelo Estudo Através da Leitura no mês de agosto/13 estão participando do processo 2.038, isto totaliza 11,32% de atendimento ao Projeto.
Totalizam 5.500 alunos(apenados) matriculados, dos 18.000 - 57,19% estão estudando. Especificamente em relação a Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura a pretensão é estender o atendimento, na intenção de inserir o máximo possível de apenados no programa da Leitura.
A arrecadação de livros por meio desta campanha contribui imensamente para a ampliação e manutenção do acervo bibliográfico das bibliotecas existentes nas Unidades Penais, tendo em vista que o rodizio de livros dentro destes estabelecimentos tem sido cada vez mais constante.
Todos estão convidados a ajudar com a doação de livros novos e/ou usados (exceto livros didáticos).
Contato e Período para doações de livros: Sede da Secretaria Municipal do Esporte (SMELJ), Lazer e Juventude situada na Rua Solimões, 160 – Alto São Francisco e Núcleos Regionais da SMELJ de 01 à 31 de outubro de 2013.
Informações: 3350-3758
Departamento do Incentivo ao Esporte e Promoção Social
Coordenação de Contrapartida Social
Envie para um amigo