Revisitando o compromisso de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa provenientes das atividades do 5º Congresso Nós Podemos Paraná em 2012 e concomitante a importância da preservação e conservação da natureza, foi realizada no último dia 19 de setembro uma ação de educação ambiental nas imediações do Colégio Estadual Severo Ruppel em Tunas do Paraná.
Foram reunidos cerca de 80 alunos de 3ª ao 9ª do fundamental e alunos do Ensino médio para ouvir sobre a importância do Meio ambiente para vida humana. Durante o encontro os alunos descobriram curiosidades e alertas sobre a questão ambiental e foram instruídos e acompanhados durante o plantio das mudas.
O voluntário Robert que teve o apoio do chefe do departamento de Cultura destacou as características das 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e, ajudou os alunos na identificação dos locais bem como na atividade de plantio. As mudas de Ipê Amarelo, Araucária, Canela entre outras, foram plantadas nas imediações do Colégio Severo e terão seu desenvolvimento acompanhado por pelo menos um ano.
Esse acompanhamento prevê ações escolares e multidisciplinares envolvendo outros alunos em pesquisas e cuidados necessários com as mudas recém plantadas. Durante o crescimento, para produzir energia, as plantas realizam a fotossíntese. Neste processo de desenvolvimento da árvore é como se contássemos com filtro de ar permanente, daí a importância do equilíbrio da natureza para manutenção da vida.
Para o articulador João Frederico Rocha Loures as ações de educação ambiental devem ser permanentes. “Tivemos adesão da Indústria Arauco e da Prefeitura por meio do Departamento de Cultura, sobretudo, aceitação e comprometimento do Colégio para consolidarmos ações de continuidade e encantamento dos jovens nas temáticas de meio ambiente”, completou João.
“Foi importante à iniciativa de do SESI e Arauco para preservação e conservação do meio ambiente. Esperamos que os alunos continuem com esse espirito e vontade para continuar com ações em conjunto com os professores pensando o desenvolvimento sustentável do Município com novas metodologias de envolvimento teórico e prático no ambiente escolar”, disse o Chefe de Departamento da Cultura, Nilson Antonio dos Reis.
Esta opção de plantio de árvores visando à fixação do carbono é conhecida como seqüestro, captura ou compensação de carbono e tem como objetivo conter e reverter o acúmulo de impurezas na Atmosfera, visando a diminuição do efeito estufa.
Texto de João Frederico Rocha Loures
Envie para um amigo