Os moradores de Rio Azul, na região sudeste do Paraná, estão articulados e mobilizados para buscar melhorias para o município. Eles participam, desde o dia 12 de junho, dos encontros do Sesi Sustentabilidade para conversar e traçar um plano de ações em conjunto com o poder público e a iniciativa privada.
Um dos sonhos traçados na agenda de compromissos já saiu do papel e já foi realizada pelos moradores. Um abaixo-assinado foi feito para reivindicar melhorias na estrada que liga a colônia à cidade. Depois da mobilização dos moradores, a prefeitura atendeu ao pedido e revitalizou o percurso.
“Nós somos uma comunidade bastante unida, então um dia eu peguei a assinatura para conseguir melhorar a nova estrada que estava cheia de buracos. E com a melhora da estrada, o prefeito já percebeu outros problemas na comunidade, como esgoto, e já está com projetos para melhorar isso também”, lembra Sebastião Alves, representante da Associação de Moradores da Colônia Barra do Rio Azul.
As outras ações que compõem o plano coletivo elaborado pelos moradores são o projeto Cidade Limpa, a fundação de um grupo da terceira idade de Rio Azul e buscar melhorias para a infraestrutura da Vila Nova Esperança.
“Um grupo de moradores está mobilizado e elaborando uma cartilha de separação do lixo, aliado a esta ação a prefeitura irá instalar lixeiras específicas em pontos chaves de uma vila do município, que será o “piloto” para depois ser replicado por todo o município”, explica Carlos Kosloski, articulador do Sesi em Rio Azul.
Além das ações relacionadas ao meio ambiente, algumas senhoras também estão fundando grupo da terceira idade que no primeiro encontro reuniu sete mulheres e agora já conta com mais de 50 participantes.
Outra preocupação dos moradores é com a Vila Nova Esperança, bairro de casas populares que enfrenta problemas com chuvas e esgotos. Um abaixo-assinado foi feito para colher assinaturas dos moradores e ser entregue à prefeitura. “Já me reuni com o prefeito para mostrar nossas reivindicações. A princípio parece que algum projeto para melhorar a vila vai existir; ele também nos mostrou outros problemas na nossa vila, que a gente nem imaginava que existia”, disse Ilda Aparecida Silveira, secretaria da Associação de Moradores da Vila Nova Esperança.
Envie para um amigo