Mais de 300 pessoas, entre alunos e professores, participaram do círculo de diálogo realizado pelo Sesi em Sapopema, no dia 8 de agosto. O encontro aconteceu durante a Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente. Os alunos se reuniram para conversar sobre alguns temas como água, ar, terra e fogo e construir um plano de ação do colégio para o meio ambiente.
Num processo de participação democrática, os jovens apontaram questões sobre mudança de comportamento para diminuir o consumismo, complementar as formas conscientes de utilização dos recursos naturais, ações que preveem a reativação de uma horta escolar e a coleta seletiva dos resíduos.
“Vamos montar uma horta comunitária na escola que será desenvolvida pelo grêmio estudantil. Será uma hora agroecológica, sem produtos químicos. Depois será realizada uma atividade prática semanal com os alunos dos dois períodos para eles aprenderem a cuidar da horta”, explica Hélio Ferreira Couto, pedagogo do colégio.
O resultado da conferência na escola será devidamente registrado no site do Ministério da Educação (MEC). “Trata se de um momento importante de participação dos jovens na aplicação do conteúdo e o envolvimento do corpo discente é fundamental. Mais do que isso, revela o potencial da educação transformadora em habilitar parcerias entre atores locais para o desenvolvimento sustentável”, explica João Frederico Souza, articulador do Sesi Sustentabilidade.
O colégio estadual de Sapopema vai organizar e compilar as informações tratadas no círculo e fortalecer o grupo local que integra a comissão de acompanhamento e implantação das ações. As informações do círculo ainda serviram de base para o registro e compromisso do Colégio em realizar as ações escolhidas democraticamente pela comunidade escolar.
O Sesi continuará acompanhando e apoiando os encaminhamentos e a Indústria Trombini disponibilizará coletores recicláveis para ações de educação ambiental em coleta seletiva dos resíduos na escola.
Envie para um amigo