No dia 25 de junho o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou em Londrina a Oficina de Elaboração de Projetos para os profissionais das cidades de Florestópolis, Tamarana e Guaraci. O objetivo foi oferecer ferramentas para que os profissionais que atuam na administração pública, privada e nas organizações do terceiro setor possam mobilizar recursos para financiar seus projetos sociais e elaborar seus próprios projetos.
A oficina foi conduzida pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, e contou com a participação de 30 pessoas entre lideranças da área pública, privada e do terceiro setor. Entre os temas abordados, Rosane apresentou o que é desenvolvimento sustentável e como estão os indicadores sociais dos municípios a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “A análise dos indicadores é o primeiro passo para determinar as ações que o município mais precisa e o Portal ODM permite que eles vejam como está o desenvolvimento local e articulem ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida e seu dia a dia na comunidade”, ressalta Rosane.
Após a análise preliminar dos indicadores, os participantes aprenderam na prática como funciona o processo de elaboração de um projeto. Entre as ações desenvolvidas foram propostos os projetos: Brincar e Aprender, para construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Guaraci; Recicla Guará, para implantação de uma cooperativa para catadores de materiais recicláveis em Guaraci; Mulheres de Fibra, projeto para a saúde física e mental das mulheres de Florestópolis; @inclusão, para instalação de um laboratório de Informática para alunos portadores de necessidades especiais; Tocando em Frente, para despertar nos jovens o interesse pela música; e Eco Cidadão, para promover a educação ambiental e a cultura da sustentabilidade com os alunos da 5ª série da rede municipal de ensino de Londrina.
O assistente social e técnico de meio ambiente, Thiago Pantoja, ressaltou a importância do evento e como isso ajudou na sua qualificação profissional. “O assunto é de extrema relevância e sua aplicação ampliará os resultados do projeto sendo fundamental, em muitos casos, na aprovação e nas formas de financiamento e captação de recursos. Foi muito importante para minha capacitação profissional”, comenta Pantoja.
Envie para um amigo