O Sesi no Paraná, por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, realizou nesta terça-feira (25) o seminário de lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil e a cerimônia de entrega da 3ª Edição do Selo ODM. O evento, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) no Jardim Botânico, em Curitiba, reuniu cerca de 400 pessoas de diferentes regiões do Estado. Na ocasião, o Sistema Fiep, o Sesi e a Secretaria Estadual de Educação também assinaram o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.
O objetivo do Prêmio ODM Brasil é reconhecer projetos de instituições públicas e da sociedade
civil que colaboram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
As inscrições
para a premiação são gratuitas e estão abertas até 02 de agosto no site www.odmbrasil.gov.br. Durante o evento, foram repassadas informações sobre
o regulamento do Prêmio ODM Brasil e apresentadas três práticas paranaenses já premiadas em edições
anteriores: Projeto Menarca – Colégio Sepam, de Ponta Grossa; Rede de Bibliotecas Municipal – Secretaria
Municipal de Educação, de Curitiba; e Projeto Rebimar – Associação MarBrasil, de Pontal
do Paraná.
Já o Selo ODM é uma certificação destinada a empresas e instituições paranaenses que realizam ações e projetos em prol dos ODM. Foram 128 empresas e instituições inscritas nesta 3ª edição e 113 certificadas. Realizaram a inscrição 23 instituições públicas, 55 empresas privadas e 50 instituições da sociedade civil. A relação das empresas e instituições certificadas está disponível no site www.nospodemosparana.org.br.
“O papel do Sesi é incentivar que empresas e indústrias desenvolvam projetos que contribuam para o desenvolvimento social. Este é um trabalho que incentiva a união de projetos e iniciativas”, destacou o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que também participou do evento, destacou que, para os próximos anos, empresas e instituições deverão ter novos desafios no que se refere à atuação em prol dos ODM. Na consulta ODM pós-2015, realizada em fevereiro, os paranaenses escolheram três temas para serem trabalhados após esta data: educação, saúde e combate à corrupção. Para ele, são questões exigem mobilização de toda a sociedade. “Se não houvesse mais corrupção, o PIB (Produto Interno Bruto) teria um aumento de 2%. Quando a sociedade organizada se mobiliza, alcança resultados positivos”, destacou Campagnolo.
Durante a realização do evento, o Sistema Fiep, o Sesi e a Secretaria Estadual de Educação assinaram o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. Além destas três entidades, outras 48 de todas as regiões do Estado também assinaram o documento que reforça o compromisso em prol dos ODM. “Os ODM significam cidadania e solidariedade. Juntos, nós podemos transformar a sociedade indo além das obrigações legais”, salientou o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.
No evento desta terça-feira, houve ainda uma a apresentação cultural do Coral Gato na Tuba, da Associação Beneficente São Roque, de Piraquara.
Confira as fotos do evento aqui
Envie para um amigo