No último dia 8 de maio, aconteceu em Guaraqueçaba a formatura da primeira turma do curso de Auxiliar Administrativo, oferecido pelo programa O Caminho da Profissão, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep. O curso foi realizado através de uma parceria do Sistema Fiep com a Indústria Agroflorestal, Colégio Marcílio Dias e Movimento Nós Podemos Guaraqueçaba, que articulou os atores locais em prol da necessidade de profissionais qualificados no mercado de trabalho.
Foram 23 formandos que receberam o certificado de conclusão do curso durante a solenidade realizada na sede da Força Sindical (FORMAR). O evento contou com a presença do diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco; do coordenador da Fiep em Paranaguá, Reily Agari Algodoal; e do gerente de unidade (litoral), Luiz Claudio Lovato, além de familiares e amigos dos formandos.
O programa O Caminho da Profissão oferta capacitação profissional, dada pelo Senai, e a formação cidadã, ministrada pelo Sesi, envolvendo relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.
De acordo com um convênio de cooperação firmado, no ano passado, entre o Sistema Fiep e o Governo do Estado, o programa atenderá vários municípios paranaenses, priorizando as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de Guaraqueçaba. A capacitação é totalmente gratuita para o trabalhador.
“O município necessita estar preparado para os desafios do mercado de trabalho, e estar qualificado é o primeiro passo para a competitividade e desenvolvimento das potencialidades de Guaraqueçaba”, disse Algodoal.
Para o diretor do Senai, Marco Secco, é preciso lembrar da importância de equilibrar estudo e qualificação profissional para obter uma verdadeira realização. “O Senai e o Sesi têm a satisfação em oferecer, aos primeiros alunos da turma do programa Caminho da Profissão em Guaraqueçaba, essa harmonia entre o conhecimento e a qualificação”, destacou Marco Secco.
“O Sistema Fiep tem intensificado as ações para atender as demandas da indústria paranaense”, observou Luiz Claudio Lovato. Segundo ele, para o segundo semestre estão previstos cursos de qualificação em diversas áreas e ele observa que Guaraqueçaba poderá ser novamente contemplada com as oportunidades que estão sendo articuladas.
Envie para um amigo