Na segunda-feira (29) foi apresentada a metodologia do projeto “Menina Mulher”, na sede do Núcleo Regional de Educação, em Paranaguá. O projeto que é articulado pelo Nós Podemos Paranaguá, tem o objetivo de disseminar e reaplicar a metodologia inspirada no SESI Amiga para outros colégios do município. O primeiro grupo em Paranaguá é formado por alunas do Colégio CEMD, sendo que o acompanhamento é realizado pelas pedagogas e pela diretora, juntamente com os membros do Nós Podemos Paranaguá, formando um grupo voluntário de prevenção da gravidez na adolescência incentivando o protagonismo juvenil.
A apresentação do grupo “Menina Mulher” foi resumida e adaptada para a plateia da equipe do núcleo de educação que, teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto.
Desde 2007, a metodologia do SESI Amiga contribui para inspirar novos grupos de protagonismo juvenil no Paraná. O programa utiliza métodos que incentiva o protagonismo juvenil a realizar ações de prevenção da gravidez juvenil, DST’s e AIDS, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
“Trata-se de um projeto importante e, aqui no litoral acompanhamos o surgimento dessas iniciativas. Em Paranaguá, acreditamos na formação desses grupos e estaremos centralizando e recebendo as solicitações dos colégios para possíveis apresentações e orientações para formação de novos grupos”, disse a responsável pela iniciativa no Núcleo Regional de Educação, Maria do Rocio.
“Os grupos poderão ser formados desde que haja vontade das pessoas. Estamos acompanhando e dedicando esforços para a reaplicação desse trabalho, que precisa ser apreciado pela comunidade de Paranaguá”, disse o coordenador do Nós Podemos Paranaguá, Gustavo Sampaio.
Segundo o articulador do Sesi no litoral, João Frederico Sousa, em 2010, o Sesi capacitou representantes dos municípios do litoral na metodologia do SESI Amiga. “Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba são municípios que avançam nesse trabalho e, com apoio do Núcleo de Educação poderá compartilhar e, possivelmente, iniciar novos grupos nos colégios de Paranaguá”, acrescentou João.
Nos próximos dias, as demandas serão recebidas pelo Núcleo Regional de Educação e distribuídas para o atendimento do “Menina Mulher.
Mais informações com:
Maria do Rocio (Núcleo de Educação) 41 - 3420-7216
Gustavo Sampaio (Nós Podemos Paranaguá) 41 - 8804-2360
Envie para um amigo