O Colégio Sesi Boqueirão realizou nesta segunda-feira (29) um Círculo de Diálogo piloto, com a participação de 50 alunos, sobre o tema diversidade. O objetivo da atividade foi incentivar a capacidade de autonomia, discernimento e de responsabilidade pessoal dos alunos. A proposta, após a avaliação do piloto, será estendida para a rede de 45 Colégios Sesi Ensino Médio no Estado do Paraná. A iniciativa é da Gerência de Operações Inovadoras (GOI) do Colégio Sesi, com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná e do RH – Desenvolvimento Organizacional.
“Este é o quarto ano que acontecem Círculos de Diálogo para os alunos do Colégio Sesi. Nos dois primeiros anos, o tema foi o protagonismo juvenil. No ano passado a temática foi a cultura de paz e, neste ano, a diversidade”, destacou o coordenador do Colégio Sesi Boqueirão, João Eduardo Malheiros Pereira. Para ele, a atividade é uma oportunidade de ampliar a percepção dos alunos sobre temas importantes do cotidiano escolar.
Na primeira atividade, os alunos debateram o que é diversidade e representaram o tema, escolhendo palavras e escrevendo em cartazes. “Diversidade combina com responsabilidade e precisamos nos adaptar à diferença dos outros”, disse o condutor da atividade e coordenador do Colégio Sesi São José dos Pinhais, Bruno Oliveira.
Os alunos destacaram durante o Círculo de Diálogo questões relacionadas a opção sexual, raça e classe social. “O debate foi muito importante, pois percebi que tenho um pouco de preconceito também. Sempre quis fazer algo que ajudasse também a sociedade e esta atividade foi uma oportunidade de agir”, salientou a aluna do 2º ano, Thainara Rodrigues.
Os alunos definiram 10 ações, que serão realizadas por eles, no Colégio Sesi Boqueirão ou na comunidade. Entre as ações propostas estão: aulas de libras, mobilização nas redes sociais e campanhas para auxiliar instituições que atendem idosos e crianças.
Envie para um amigo