O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, realizou nos dias 24 e 25 de janeiro, dois Círculos de Diálogo no município de Pinhal do São Bento, região sudoeste do Estado, reunindo mais de 50 pessoas. O objetivo foi engajar os três setores da sociedade para a realização de ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no município.
Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São 8 objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
No dia 24, foi realizado um Círculo de Diálogo com os secretários municipais com o objetivo de alinhar as ações da prefeitura ao ODM. O objetivo é contribuir para que a gestão municipal faça parte da Agenda de Compromissos em prol dos ODM entre o governo federal e os municípios e também auxiliar na inserção de dados no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM), do Tribunal de Contas do Estado, que a partir deste ano, utilizará os ODM como um dos indicadores.
“Foi um trabalho muito interessante porque abriu novos horizontes para a administração municipal e terá reflexos muitos positivos para o município”, destacou o prefeito de Pinhal do São Bento, Argeu Antonio Geitenes.
No dia 25, foi a vez da comunidade de Pinhal do São Bento participar do Círculo de Diálogo. Estiverem presentes representantes dos três setores da sociedade que se reuniram em grupos e propuseram ações que possam ser realizadas no município em prol dos ODM.
“Foi um trabalho muito importante para o município e agora só depende do comprometimento das pessoas para que as ações propostas possam ser colocadas em prática”, disse a proprietária da indústria Vitéxtil, Eliane Aparecida Vieira.
Entre as ações propostas estão a implantação da coleta seletiva de lixo, combate ao alcoolismo, prevenção à gravidez na adolescência, valorização da mulher e fortalecimento do comércio e indústria do município.
Envie para um amigo