O Movimento Nós Podemos Piraquara, em parceria com o Instituto Betânia, Associação São Roque, Associação Dikaion, Associação Menino Deus, Secretaria Municipal de Assistência Social, Viação Piraquara, Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Turismo, Secretaria de Educação e BS Colway, realizou na última sexta (23), na Chácara Betânia, o 1º Fórum Nós Podemos Piraquara.
O evento, em prol do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 7 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, foi dividido em dois momentos: Mostra de Projetos, na parte da manhã, ofereceu à comunidade piraquarense um espaço para troca de experiências das práticas sociais já desenvolvidas no município; e, durante a tarde, discussões sobre políticas públicas socioambientais em bate papo com especialistas.
Mostra de Projetos
Utilizando a metodologia da Mostra Dialogada, 12 projetos realizados no município puderam contar como são desenvolvidos, promovendo a interação dos participantes, troca de experiências e até planejamento para futuras ações em parceria. “O propósito do movimento Nós Podemos Piraquara é justamente articular para promover a participação cidadã e, com isso, unificar os três setores da sociedade, criando uma rede integrada para o desenvolvimento local”, saliente Silvia Teuber, articuladora do movimento no Paraná.
Giselda Correia Santos, moradora de Piraquara, ficou muito contente em participar do fórum e diz que esses eventos deveriam acontecer mais vezes. “Foi interessante a dinâmica da mostra de projetos e a experiência foi riquíssima com o conhecimento das ações.”
Bate papo
Durante o bate papo sustentável, foram apresentados os indicadores ODM de Piraquara, que são monitorados pelo Observatório Regional Base de Indicadores se Sustentabilidade (Orbis). Segundo Diva Irene da Paz, gerente de projetos, a preocupação com o meio ambiente tem que ser constante para não comprometermos o futuro. “Só melhoramos nossas cidades fazendo o que o Movimento Nós Podemos Piraquara faz: articulação e desenvolvimento de ações para contribuir com o bem estar da população e o alcance dos ODM”.
Além da exposição dos indicadores, foi apresentada a problemática ambiental de Piraquara e regiões adjacentes pelo geólogo e geógrafo João José Bigarella. Para Bigarella, precisamos desses Fóruns para despertar o interesse das pessoas pela qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. “Falta iniciativa das autoridades para impedir a degradação das terras nos municípios do Paraná. É necessário acontecer desgraças para que esse interesse seja despertado”, disse o professor. “Esperamos que o município de Piraquara, com iniciativas sustentáveis, encontre soluções para alcançar o ODM 7”, completou.
Para o bate papo, estiveram presentes Gilmar Clavisso, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo; Loireci Dalmolim de Oliveira, Secretária de Educação; Reginato Grun Bueno, Diretor Regional do IAP; e Carlos Jacques, representante da Sociedade Civil. Durante a conversa, um dos pontos que foi salientado é de que a grande riqueza de Piraquara é que existe mais de mil nascentes de água e que, de alguma forma, o município deveria se beneficiar com isso, pois é responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da grande Curitiba. “É nosso bem mineral e esse recurso deveria retornar de alguma forma ao município. Por isso a preservação ambiental se torna tão importante em nosso dia a dia”, reforçou Reginato Bueno.
Gilmar Clavisso elencou vários motivos do seu orgulho em morar na cidade. “É a cidade mais alta do Paraná, tem uma vasta biodiversidade, tem inúmeras nascentes de rios. É a cidade dos mananciais”.
Na área da educação, a secretária salienta que a parceria com outras secretarias contribui para desenvolvimento de um planejamento para a conscientização ambiental, que deve começar no ensino fundamental. “Temos que começar com a conscientização ecológica e sustentável dos professores para reestruturarmos a grade curricular nas escolas. É um processo a logo prazo, mas se todas as secretarias estiverem interligadas, a execução de projetos em prol dos ODM em Piraquara acontecerá num curto prazo”, completa Loireci.
O representante da sociedade civil, Carlos Jacques, concorda que essa realidade deve ser aplicada a todos. “A conscientização está na cabeça de cada um. Somos multiplicadores e cabe a nós promover o desenvolvimento e o alcance dos objetivos. Basta querermos para podermos transformar nosso município em cidade modelo”.
Confira mais fotos do evento no albúm, aqui.
um feliz natal e propero ano novo para vc e toda a sua equipe abr.
Envie para um amigo