Para contribuir no ensino e aprendizagem de discentes com dificuldade de aprendizagem (ODM 1), e desta forma projetar o desenvolvimento de crianças (ODM 8), a Secretaria de Educação e Cultura da cidade de Cambará inseriu, no seu plano de trabalho, aulas de xadrez para seus alunos.
Com apoio do Movimento Nós Podemos Paraná na articulação do projeto, aplicado desde julho de 2012 pelo Professor, Enxadrista e Árbitro de Xadrez, Giovani Borges Graciano, a atividade traz diversos benefícios aos estudantes com atrasos no processo de ensino, como concentração, autocontrole, autoconfiança, desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais, afetivas e morais. Por ser uma atividade tática e estratégica, a criatividade e imaginação também são trabalhadas durante o jogo.
O Projeto de Xadrez tem planos de expansão para o próximo ano. Atualmente, os participantes são alunos das classes Especiais e de Recurso, das Escolas Municipais Maria Alice B. A. Fortti, Maria Ap. Paulina e Professor Luiz Lorenzetti.
O Projeto de Xadrez tem planos de expansão para o ano que vem, até agora os participantes são os alunos das classes Especiais e de Recurso, das Escolas Municipais Maria Alice B. A. Fortti, Maria Ap. Paulina e Professor Luiz Lorenzetti.
Envie para um amigo