O Movimento Nós Podemos Paraná realizou na última quarta-feira (7) uma Mostra de Projetos no município de Ponta Grossa, com o objetivo de reconhecer e incentivar a troca de experiências de boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento aconteceu no Cescage, unidade Mitai.
Foram apresentados sete projetos de diferentes instituições. O projeto "Vivenciando as Libras nos CMEIS e escolas municipais" foi um deles. Realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa com o apoio da Associação Comunitária de Apoio ao Surdo, o projeto é realizado em 16 escolas e beneficia de 400 a 500 alunos por aluno. Segundo a pedagoga Andréa da Silva, o objetivo é promover a interação dos surdos com os demais membros da comunidade escolar. "Realizamos o trabalho de forma lúdica, com a participação de todos os alunos daquela turma", salientou Andréa.
Outro projeto apresentado, que é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (IDESP), foi de utilização de processos de bioconstrução na construção civil. O projeto piloto foi a construção de uma casa na Vila Coronel Claudio, em Ponta Grossa, para uma senhora catadora de recicláveis. A habitação foi construída sem cimento e sem tijolo, sendo que as paredes são de terra. A casa, de 40 m², terá um custo final de R$ 7 a 11 mil e se fosse construída no sistema tradicional, custaria de R$ 30 a 35 mil. Além de ecologicamente correta, a construção pode ser uma forma de diminuir o déficit habitacional dos municípios. "Todo o trabalho foi realizado com voluntariado total de acadêmicos e da comunidade", destacou o representante do IDESP, Felipe Rodrigues.
O projeto Jovens com uma Missão (Jocum), do Movimento Internacional Cristão, também foi apresentado.
A ação atende 120 crianças com atividades no contraturno escolar que estimulam a educação
e o fortalecimento do vínculo familiar.
O projeto "Vamos Ler" ,do Jornal da Manhã, estimula a educomunicação
disponibilizando um jornal para cada aluno trabalhar temas relacionados em sala de aula e também foi apresentado. O
Colégio Sesi apresentou o projeto "Reserva Legal", que iniciará em 2013 em que os alunos ajudarão no
replantio de áreas de preservação de permanente em pequenas e médias propriedades.
O Instituto GRPCOM expôs os projetos "Ler e Pensar", "Televisando o Futuro" e "Serviços e Cidadania" e a Junior Achievement exibiu o seu trabalho de incentivo ao espírito empreendedor dos jovens e formação de uma nova geração de líderes.
Envie para um amigo