O Movimento Nós Podemos Paraná realizou nos dias 30 e 31 de outubro, dois Círculos de Diálogo em duas escolas da reserva indígena Kaingangue, no município de Nova Laranjeiras, região dos Campos Gerais. O Círculo de Diálogo foi realizado para 240 alunos na faixa etária de 12 a 16 anos.
Um problema da aldeia, trabalhado durante a atividade, foi o alcoolismo. Segundo a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Thiana Costa, são frequentes os atropelamentos de indígenas na rodovia que passa pela aldeia porque eles transitam embriagados pelo local. "Semanalmente alguma família perde um dos seus membros desta forma", salientou.
A questão do alcoolismo foi trabalhada durante o Círculo de Diálogo para sensibilizar os alunos sobre a prevenção ao abuso do álcool. "A direção das escolas pediram para que retornássemos, trazendo outros temas para os alunos da reserva. Já estamos pensando em formatar um projeto e levar também para outras reservas indígenas. Meu ganho pessoal com esta atividade foi imenso. Mudei minha visão sobre o indígena, refleti sobre o que realmente importa nessa vida e isso foi realmente transformador", destacou Thiana.
Envie para um amigo