O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, está incentivando que os candidatos a prefeito e vereador, nas eleições municipais deste ano, assinem um termo de compromisso com o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O objetivo é garantir que o plano de governo dos prefeitos e vereadores eleitos contemplem ações que contribuam para o alcance dos ODM nos municípios paranaenses.
Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São 8 objetivos de abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
Os candidatos que assinarem o termo assumem o compromisso de realizar ações em prol dos ODM, divulgar os indicadores do município e de incentivar outras instituições locais a promoverem iniciativas relacionadas aos ODM. A contrapartida do Movimento é a divulgação dos nomes dos candidatos no site.
O termo de compromisso está disponível aqui até 30 de setembro.
"Considerando que é no município que a cidadania é realizada e fortalecida, o engajamento das prefeituras e câmaras de vereadores é essencial para o cumprimento dos ODM. Ao assumir um papel de destaque na municipalização dos ODM, as prefeituras contribuem decisivamente para que o nosso estado e o Brasil alcance e superem as metas traçadas pela ONU", destacou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.
Resultados
A prefeitura de Ubiratã, noroeste do Estado, é um exemplo de instituição que inseriu os ODM na gestão pública. O contrato de gestão assinado entre os secretários municipais e o prefeito possui metas relacionadas aos Objetivos do Milênio. "Inserir os ODM na gestão pública contribui para a sistematização das ações e a ampliação dos resultados, melhorando assim o serviço prestado a população", destacou o prefeito, Fábio D´Álecio.
Envie para um amigo